Clube busca imagens dos fundadores

Postado por: André Palma Ribeiro

O Avaí Futebol Clube, no âmbito da valorização de sua história, solicita aos colaboradores, historiadores, torcedores e familiares imagens dos fundadores do clube. As fotografias devem ser encaminhadas ao e-mail licenciamento@avai.com.br.

Dezessete pessoas são consideradas sócias-fundadoras do clube, conforme a pesquisa do livro “O Time da Raça, o Almanaque dos 90 anos do Avaí”, lançado em 2013 pelos historiadores Spyros Diamantaras, Felipe Mattos e Adalberto Kluser. Abaixo, um trecho da obra:

“A história da fundação do Avaí Futebol Clube surge de um informal time de futebol da localidade Pedra Grande (atual bairro da Agronômica), onde garotos jogavam futebol nos fins de semana.

Certo dia esses garotos ganharam do comerciante Amadeu Horn os tão sonhados “ternos”, nome popularmente dado aos uniformes. Apaixonado pelo remo e um dos diretores do Clube Náutico Riachuelo, Amadeu mandou confeccionar em uma tecelagem, em Brusque, uniformes idênticos aos das guarnições de remo do Riachuelo, com camisas de listras azuis e brancas.

Para estrear o novo uniforme, marcaram um jogo no Campo do Baú contra o time do Humaitá, do Morro da Nova Trento, e venceram. Na empolgação da vitória os garotos decidiram formar um time de futebol.

A ideia foi concretizada na casa de Amadeu Horn, na Rua Frei Caneca, nº93, em 1º de setembro de 1923, quando, segundo ata de fundação lavrada por Nestor Carreirão, Amadeu Horn foi aclamado presidente do novo clube, denominado inicialmente de Independência, em homenagem ao centenário da Independência do Brasil.

Mas Arnaldo Pinto de Oliveira, que chegou atrasado à reunião, achou o nome muito grande e sugeriu o nome “Avaí” pois estava lendo um livro que narrava passagens sobre a “Batalha do Avaí”, durante a Guerra do Paraguai.

Joel Vieira de Souza sugeriu que as cores oficiais se mantivessem azul e branca. Aprovado o nome e as cores, nasceu o Avahy Football Club, entidade de caráter esportivo e social.

Foram considerados sócios fundadores, com a obrigação de pagarem uma mensalidade estabelecida em mil réis, cuja inadimplência acarretaria na não escalação do sócio nos jogos, os seguintes nomes:

Sócios-Fundadores:

Accioly Vieira
Amadeu Otto Horn
Arnaldo Pinto de Oliveira
Artur Mambrini Filho
Carlos Pires
Plácido de Castro Madeira
Donato Mello
Fernando Cleto Duarte
João Lobo
Joel Vieira de Souza
José Falcão da Freta
José Silva
Luis Arêas Horn
Nestor Carreirão
Osvaldo Rodrigues Pereira
Waldemar Alves
Walter Lange

A primeira diretoria da história do clube foi eleita e empossada no mesmo dia de sua fundação e estava assim constituída:

Presidente – Amadeu Horn
Vice-presidente – Alfredo Loureiro
1º Secretário – Plínio de Castro Madeira
2º Secretário – Artur Mambrini Filho
1º Tesoureiro – Joel Vieira da Rosa
2º Tesoureiro – Enedino Cesarino da Rosa
1º Procurador – Accioly Vieira
2º Procurador – Waldemar Alves
Diretor Esportivo – Dr. Fernando Cleto Duarte
Médico – Dr. Donato Melo

Tal composição não teve vida longa e já no início de 1924, com uma nova diretoria, vieram o primeiro título estadual e o primeiro título de campeão citadino.”

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Avaí aprova em primeira convocação plano de recuperação judicial e vai pagar dívidas históricas

Acordo permite ao clube dar continuidade ao projeto de reestruturação financeira O Avaí Futebol Clube conquistou um resultado histórico fora

22/02/2024

Chegaram todas as Camisas do Centenário para os sócios que têm direito

O Avaí Futebol Clube informa aos seus sócios que chegaram todas as Camisas do Centenário para os sócios que têm

22/02/2024