Clube lança campanha para os haitianos

Postado por: André Palma Ribeiro

A chegada de imigrantes no Brasil, e em especial Santa Catarina, cresceu consideravelmente nos últimos anos. Por vezes, essas pessoas são marginalizadas pela nossa sociedade, que ignora o fato de sermos um povo formado em grande parte por imigrantes. Foi dentro desse cenário que o Avaí, em ação idealizada pela agência de publicidade D/Araújo Comunicação, resolveu atuar para promover a inclusão social dessas pessoas.

A campanha, que ainda vai contar com uma série de posts nas redes sociais trazendo conteúdo sobre o assunto, começou no último domingo (19), quando os jogadores entraram em campo contra o Cruzeiro com a camisa, na área do patrocinador, estampada com a palavra “linyon”, que significa união na língua crioula, falada no Haiti. No mesmo dia, cerca de 60 haitianos assistiram ao jogo em uma sala vip da Ressacada.

Uma equipe de cinegrafistas gravou reação dos haitianos ao verem, na televisão, em um jogo brasileiro, os jogadores do Avaí com uma palavra de apoio na sua língua materna, captando a alegria, a emoção e a surpresa de cada um. O resultado do vídeo foi divulgado nesta terça (21), pelas redes sociais do Avaí.

No jogo do próximo sábado (25), contra o Atlético Paranaense, alguns integrantes do grupo assistirão à partida na Ressacada, no meio da torcida do Avaí.

De acordo com o idealizador da campanha, Daniel Lino de Araújo, do setor de Planejamento da D/Araújo Comunicação, o esporte é um dos caminhos para inseri-los na nossa sociedade, mas a campanha não deve parar por aí. “O futebol é uma paixão dos haitianos, assim como é para os brasileiros. Historicamente, o esporte opera como um mecanismo de inserção social muito forte no nosso país, e ele pode desempenhar papel fundamental na vida dos haitianos que chegam aqui. Outro ponto que observamos é que a vida que eles levam aqui é muitas vezes de isolamento, chegando a ser limitada apenas ao trabalho em algumas ocasiões, diferente de suas vidas no Haiti. Por isso usamos a palavra “linyon”, que significa união em crioulo haitiano, representando os dois objetivos da campanha; trazer a união para os haitianos, e também trazer a união entre os povos, estabelecendo uma linha de diálogo com a nossa sociedade de forma que o brasileiro se torne mais receptivo aos imigrantes como um todo”.

Clique aqui para assistir ao vídeo.

_MG_4250
Foto: Guilherme Lopes/Avaí F.C.

_MG_4251
Foto: Guilherme Lopes/Avaí F.C.

_MG_4290
Foto: Guilherme Lopes/Avaí F.C.

_MG_4294
Foto: Guilherme Lopes/Avaí F.C.

_MG_4299
Foto: Guilherme Lopes/Avaí F.C.

_MG_4306
Foto: Guilherme Lopes/Avaí F.C.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Avaí/Kindermann é superado em casa pelo Santos

As Leoas entraram em campo nesta tarde de sábado (20), no Estádio Salézio Kindermann para enfrentar o Santos, em partida

20/04/2024

Avaí leva gol no fim e é superado em Ponta Grossa

Na noite desta sexta-feira (19), o Avaí fez a sua estreia no Campeonato Brasileiro Série B 2024. O Leão da

19/04/2024