O Campeonato Catarinense 2020 tem nova fórmula de disputa, aprovada na tarde desta quarta-feira (20), por unanimidade, durante reunião do Conselho Técnico da competição, na sede da Federação Catarinense de Futebol. Participaram da aprovação os presidentes dos 10 clubes que disputarão o Estadual.
A proposta foi construída ao longo dos últimos três meses pelos dirigentes e liderada pela Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCCLUBES), presidida por Francisco José Battistotti. Foram duas assembleias extraordinárias entre setembro e novembro e reuniões específicas para elaborar a nova competição. Uma delas foi com a presença do presidente da FCF, Rubens Angelotti.
“Nunca tivemos uma fórmula tão discutida quanto essa”, afirma o presidente do Avaí e da SCCLUBES. “Para chegarmos até ela, levamos em consideração uma série de fatores, entre eles a redução do número de datas que o Calendário do Futebol Brasileiro reservou para os Estaduais, o aumento da atratividade da competição, a redução dos custos e o interesse do torcedor por jogos mais decisivos. Analisamos também sugestões e solicitações dos presidentes de clubes da Série B e de outros atores do universo do futebol”, destacou Battistotti.
O Campeonato Catarinense de 2020 terá 61 jogos e será disputado em 15 datas. Na primeira etapa da competição (a fase classificatória) Avaí, Brusque, Chapecoense, Concórdia, Criciúma, Figueirense, Joinville, Juventus, Marcílio Dias e Tubarão jogarão entre si em turno único, com nove partidas para cada clube. Os cinco melhores colocados no Campeonato Catarinense deste ano farão cinco jogos em casa, enquanto os demais terão quatro diante de seus torcedores nesta etapa da competição.
Após a fase classificatória, começam os mata-mata entre os oito primeiros colocados, que seguem em frente para as quartas de final. Esses confrontos, em jogos de ida e volta, colocarão frente à frente o 1º contra o 8º, o 2º contra o 7º, o 3º contra o 6º e o 4º contra o 5º, respectivamente. As semifinais e as finais serão disputadas também em jogos de ida e volta, sendo que a vantagem de fazer a segunda partida em casa se dará pela posição na tabela na fase classificatória. Os dois últimos da fase classificatória farão também um mata-mata para saber quem será rebaixado e disputará a Série B do Catarinense em 2021.
Visando alinhar-se com os Estaduais do Rio Grande do Sul e do Paraná, os dirigentes aprovaram também que o Campeonato Catarinense de 2021 terá 12 clubes. Ressaltaram que será uma experiência e que todos os clubes que disputarão a Série B de 2020 devem atender o Caderno de Encargos da Federação. Portanto, em 2020 subirão três clubes da Série B para a A. E a fórmula de disputa será nos mesmos moldes da A de 2020. O que muda é que cairão dois para a Série B em 2022.
Depois da aprovação da fórmula do Estadual de 2020, o Departamento de Competições da Federação Catarinense de Futebol vai trabalhar na montagem da tabela e na criação do Regulamento Geral da Competição. A primeira rodada será no dia 22 de janeiro de 2020.