Neste sábado (17), o Avaí foi ao estádio Orlando Scarpelli e bateu o rival Figueirense por 2 a 1. Os dois gols do atacante Gabriel Poveda não apenas fizeram a festa da torcida do Leão, mas também igualam uma marca que o Avaí não atingia desde abril de 1988: a de vencer três Clássicos em sequência. O jogo de ontem se junta à vitória do Leão no Campeonato Catarinense, na Ressacada, por 4 x 0, em 4 de fevereiro de 2023 e ao 1 x 0, pela Copa Santa Catarina, também nos domínios do Leão, em 18 de outubro do mesmo ano.
A marca anterior conta com duas vitórias do Leão em 1986 (2 x 1 e 1 x 0) e outro triunfo pelo Estadual de 1988, curiosamente com o mesmo local e placar da vitória mais recente: um 2 x 1 no Orlando Scarpelli. Não houve Clássico em 1987 pois o rival do Avaí havia sido rebaixado no ano anterior e naquele ano disputou a segunda divisão do Campeonato Catarinense. “São marcas importantes. O Clássico da Copa Santa Catarina, ano passado, empatou o histórico de confrontos na nossa casa, que era algo que nos incomodava muito. E esse de agora nos dá uma nova boa marca. Parabéns a todos, é fruto do trabalho e dedicação daqueles que fazem parte desse processo de reconstrução do clube”, comemora o presidente do Avaí Júlio César Heerdt. Avai venceu todas os Clássicos disputadas desde fevereiro de 2022.
Poveda também faz história
Com os dois de ontem, o atacante Gabriel Poveda entra para uma seleta lista de atletas avaianos: aqueles que marcaram dois gols pelo Avaí no Clássico na casa do adversário. Juti (1975), Lourival (1979), Vargas (1981), Osmari (1982), Pedro Paulo (1993), Dão (1999), Leonardo (2009), William (2011) e Marquinhos (2013) completam a lista. “Foi um dos jogos mais emocionantes da minha vida, sou um cara que se cobra bastante, mas estava concentrado e todos me deram confiança para fazer os gols e consegui marcar. Muito feliz pela vitória, ainda mais num Clássico”, disse o atacante Poveda ao final da partida.
Fontes: Spyros Apóstolo Diamantaras e Memória Avaiana.