Começou assim a história da Ressacada

Postado por: André Palma Ribeiro

Uma imensa área verde em 1981, onde hoje é a Ressacada                     Foto: Arquivo / Avaí F. C.

A Ressacada completa 34 anos em 15 de novembro próximo, uma história de conquistas que começou lá atrás quando o Avaí conseguiu fazer a troca do antigo Estádio Adolfo Konder pela área onde está edificado o Estádio hoje, no Sul da Ilha. As melhorias e transformações vieram com o tempo, a Ressacada é hoje um dos estádios mais modernos do estado, com seus camarotes, duas áreas cobertas e um Centro de Treinamento e Formação que nada fica a dever aos melhores do país. Foi palco para a conquistas de títulos estaduais, abrigou jogos da seleção brasileira e grandes e inesquecíveis shows musicais como o do ex-beatles Paul McCartney, em 25 de abril de 2012.

O Avaí mandava seus jogos no Estádio Adolfo Konder, o acanhado campo da Liga. Que depois doado ao Avaí e foi trocado por uma área no Sul da Ilha de 120 mil metros quadrados, com o grupo Kobrasol. No antigo estádio surgiu o Beiramar Shopping e no Sul da Ilha, o Estádio da Ressacada, cuja obra foi presidida pelo engenheiro Cairo Bueno de Oliveira e planejado pelo arquiteto Davi Ferreira Lima. No dia 17 de julho de 1988, a Ressacada registrou o maior público em uma partida oficial realizada em Santa Catarina até então. A final do campeonato catarinense contra a equipe do Blumenau, teve público total de 32.226 torcedores, sendo 25.735 pagantes. O Avaí ficou com o título e a festa tudo mundo sabe como foi.

Na área do Estádio, o novo campo de treinamento no CFA1 deve ser inaugurado dentro de poucos dias, com um grande investimento da diretoria para proporcionar um equipamento em condições ao nível do time que disputa a Série A. Foi feita drenagem e colocada grama totalmente nova. O novo gramado do CFA1 vai proporcionar a recuperação dos demais gramados. O Avaí tem suas categorias de base que disputam os grandes campeonatos do país e revelam craques. O último deles foi o zagueiro Gabriel, vendido ao Lille este ano, naquela foi que foi a maior transações feita pelo clube em sua história. Outro exemplo é o Sub-20, semifinalista da Copa do Brasil. A equipe já eliminou Grêmio, Fluminense e Palmeiras e pode chegar à final, se na quinta-feira (25) passar pelo Flamengo por diferença de três gols na Ressacada, no jogo da volta.

O presidente Francisco José Battistotti esteve na CBF nesta segunda-feira (22), no Rio de Janeiro, para nova conversa sobre os investimentos que pretende fazer. A nova iluminação da Ressacada é um deles. O objetivo é deixar o estádio com iluminação de LED, o primeiro estádio do Brasil com esta qualificação. O projeto está pronto e dependendo apenas da definição dos recursos. Os parceiros já estão definidos. A atual iluminação foi inaugurada em um jogo com o Fluminense (RJ), amistoso, em 31 de maio de 1986, portanto, há 30 anos.

Quem viu aquela plaquinha lá atrás (foto acima), em 1981, naquele imenso terreno desabitado no desconhecido bairro Ressacada, uma imensa área com muito verde, não imaginava que a inauguração do Estádio naquele 15 de novembro de 1983, transformaria toda a região. O bairro cresceu bastante e vai crescer muito mais a partir da inauguração da duplicação de seu acesso, com a liberação das duas pistas e da antiga ponte, que ainda está em obras. Áreas que ficarão muito mais valorizadas pelo fácil acesso. Além, é claro, de proporcionar um novo patamar ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz, que ganhará também uma nova área, já em construção.

Estádio fica numa área de 120 mil m² ao lado do aeroporto        Foto: Batalhão de Aviação da Polícia Militar / Divulgação

Vídeo produzido pelo Batalhão de Aviação da Polícia Militar / Divulgação

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Orientações aos sócios participantes da Caravana Com a Raça Toda

Neste sábado (24/02), a Raça Toda vai ao estádio Heriberto Hülse, em Criciúma-SC, para acompanhar a partida Avaí x Brusque,

23/02/2024

Relação de mascotes mirins sorteados para Avaí x Brusque-SC

O Avaí Futebol Clube informa a relação de inscritos sorteados e as orientações para o cerimonial de entrada dos Mascotes

23/02/2024