Uma comitiva de inspetores da CBF visitou nesta quarta-feira (12) o Estádio da Ressacada. Objetivo foi levantar os requisitos mínimos de adequação ao novo regulamento de licenciamento, aprovado em fevereiro último. Os inspetores almoçaram com o presidente Francisco José Battistotti e com o assessor jurídico do clube Bruno Comicholi.
No final da tarde, em reunião no gabinete, os inspetores repassaram uma planilha a ser preenchida pelo clube, com atendimento às exigências do regulamento. Na oportunidade, o presidente Battistotti também entregou aos representantes, o projeto para reformulação da iluminação do Estádio, que já tinha sido entregue pessoalmente na CBF.
Foram inspecionadas todas as instalações do Estádio da Ressacada, o departamento de futebol, a estrutura administrativa e financeira. Camarotes e cabines de rádio. Além da parte interna e externa, os inspetores ainda estiveram no Centro de Treinamento do clube.
Segundo o gerente de licença de clubes da CBF, Enio Gualberto, o objetivo é inspecionar os clubes que disputarão a Série A. “Precisamos definir um cronograma para que todos se adequem à norma. As exigências já valem para 2018”, destacou. O gerente lembrou que o licenciamento determina um padrão para incentivar o desenvolvimento dos clubes a partir de práticas de gestão, transparência e equilíbrio financeiro.
O regulamento de licenciamento define uma série de regras obrigatórias para que sejam seguidas pelos clubes. Por exemplo: demonstrar que possuem programas para categorias de base, centro de treinamento, estádios adequados e gestão profissional. Segundo Enio Gualberto, o clube precisa garantir que tem diretor de futebol, comunicação e marketing estruturados.
Este trabalho visa a adequar os clubes ao novo regulamento para 2018, quando a confederação exigirá o cumprimento das regras de forma escalonada. Também os clubes tomarão conhecimento dos critérios que devem ser atingidos para a disputa das competições. Até o momento foram visitados mais da metade dos clubes da Série A. Além de Enio Gualberto, também estiveram na Ressacada, Carlos de La Corte, arquiteto e consultor de arenas e estádios e Teodomiro Matos Bicalho, inspetor da Comissão Nacional de Inspeção de Estádios da CBF.
Carlos Corte, Enio Gualberto e Teodomiro Bicalho da inspeção CBF Foto: Divulgação / Avaí F. C.