Na história – De acordo com o pesquisador e historiador oficial do Avaí, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e Figueirense se enfrentaram 455 vezes na história. O retrospecto aponta 151 vitórias do Leão da Ilha, 145 empates e 159 vitórias do Figueirense. O Avaí fez 610 gols e o Figueirense 569 gols.
Primeiro jogo – A primeira partida entre Avaí e Figueirense aconteceu no dia 13 de abril de 1924, em um jogo amistoso, no estádio do Aldo Luz, em Florianópolis. O Figueirense venceu por 4 a 3.
Último confronto – Foi em 4 de fevereiro de 2023, em disputa válida pela 5ª rodada do Campeonato Catarinense Fort Atacadista 2023. Vitória do Avaí, por 4 a 0, com gols de Waguininho, Andrey, Ricardo Bueno e Wellisson (contra), para o Avaí. A bola rolou às 16h30, no estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva. Esteve no apito o árbitro Ramon Abatti Abel-CBF, auxiliado por Kleber Lúcio Gil-FIFA e por Alex dos Santos-CBF. Quarto árbitro Fernando Henrique de Medeiros Miranda-CBF. Quinto árbitro Henrique Neu Ribeiro-CBF. Analista de desempenho Sandro Rodrigues. Delegado Manoel de Paula Machado. VAR Rafael Traci. AVAR Johnny Barros de Oliveira. OBSERVADOR VAR Vayran da Silva Rosa.
Maior goleada – Foi do Leão da Ilha no dia 22 de fevereiro de 1938. O Avaí fez 11 a 2 no seu maior rival.
Artilheiros – Os maiores artilheiros pelo Leão da Ilha foram: Saul (46 gols), Nizeta (29 gols) e Felipinho (24 gols).
Árbitro que mais apitou – Foi Dalmo Bozzano, com 41 jogos entre Avaí e Figueirense.
Próximo jogo – Será em 18 de outubro de 2023, em disputa válida pela 7ª rodada da Copa SC 2023. A bola vai rolar às 20h, no estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva (Ressacada), em Florianópolis-SC. Estará no apito o árbitro Gustavo Ervino Bauermann-CBF, auxiliado por assistente 1 Henrique Neu Ribeiro-CBF e por assistente 2 Bruno Muller-CBF. Quarto árbitro Júlio César Pfleger-CBF. Quinto árbitro Sandro Alberto Gos do Nascimento-FCF. Delegado Manoel de Paula Machado. Delegado especial Sandro Rodrigues.