Copa Votorantim Sub-15: Raça da Base estreia hoje contra o Palmeiras

Postado por: Vitória Marques

O Sub-15 do Avaí inicia a jornada na Copa Votorantim hoje (19), às 14h30, diante do Palmeiras, no Estádio Domênico Paolo Metidieri. Todos os jogos serão transmitidos no Youtube da Prefeitura Municipal de Votorantim, clique AQUI para acessar o canal. No Grupo C, o Leão da Ilha também terá como adversários o Canaã-DF e o Votoraty-SP nas próximas rodadas.

Na sua primeira participação no torneio em 2019, a Raça da Base assegurou o primeiro título ao vencer o Internacional. No ano seguinte, em 2020, o time repetiu o feito e conquistou o bicampeonato derrotando o Red Bull Brasil. Agora, o elenco almeja alcançar o tricampeonato.

Leão está pronto para a Copa Votorantim Sub-15. Foto: Vivi Marques/Avaí F.C.

COMO FOI A PREPARAÇÃO
No início da semana, o Sub-15 enfrentou a categoria Sub-17 do Manchister em um amistoso preparatório. Realizado no CT do adversário, na cidade de Palhoça, o Avaí venceu por 3 a 0 com gols de Juan (2) e Enzo. Com duas semanas de preparação após o retorno da categoria, o amistoso foi de extrema importância para o time antes do início da competição. “Priorizamos a retomada do ritmo e nosso foco principal foi corrigir aspectos críticos, tanto físicos quanto técnicos. O jogo que participamos proporcionou uma avaliação essencial antes do campeonato, permitindo-nos realizar variações e testes importantes para enfrentar os próximos desafios”, destacou o preparador físico Lucas Will.

Já no último treino na quarta-feira (17), realizado no segundo campo do CFA, antes da viagem para Votorantim, o técnico Bruno Saymon falou da expectativa para o primeiro confronto do torneio. “Estamos cientes da importância do jogo na sexta-feira contra a forte equipe do Palmeiras. Nos preparamos intensamente, dedicando um tempo significativo para potencializar nossos atletas. Chegaremos confiantes, buscando os três pontos logo na estreia desta grande competição, que marca o início da nossa jornada em busca do terceiro título”.

Ainda na fase de preparação do elenco, também foi abordado o planejamento para efetuar a recuperação física dos atletas, visando preservar o desempenho nos jogos diante da carga intensa de partidas e do curto intervalo entre elas. “Nas categorias de base, em campeonatos curtos como a Copa Votorantim, o planejamento é crucial devido à limitada recuperação. Priorizamos a gestão de carga, monitorando o estado dos atletas, ajustando a minutagem e rodando o elenco para garantir descanso. Além disso, utilizamos técnicas de recuperação, como crioterapia e botas de eletroestimulação. Com a colaboração do fisioterapeuta Rafael e da equipe técnica, buscamos conscientizar os atletas sobre os desafios, visando otimizar o desempenho ao longo da competição”, finalizou o preparador.

O preparador Lucas Will enfatizou a importância do planejamento da recuperação física para garantir desempenho máximo em meio a jogos intensos. Foto: Vivi Marques/Avaí F.C.

PRIMEIRA FASE
Durante essa fase inicial, os clubes competem entre si dentro de seus respectivos grupos. Os dois times com melhor desempenho em cada grupo avançam para as quartas de final. Confira os jogos do Leão:

1ª rodada – 19/01
Palmeiras-SP x Avaí – 14h30
Local: Estádio Domênico Paolo Metidieri

2ª rodada – 20/01
Avaí x Canaã-DF – 14h30
Local: Estádio Domênico Paolo Metidieri

3ª rodada – 21/01
Votoraty-SP x Avaí – 14h30
Local: Sesi Votorantim

Neste ano, a Copa Votorantim contará com a participação de times representando nove estados brasileiros, marcando o maior número de federações participantes desde 2016. O estado de São Paulo será o principal representante, com sete times: Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Seleção de Votorantim, Novorizontino e Votoraty. As demais equipes incluem América (MG), Avaí (SC), Bahia (BA), Botafogo (RJ), Canaã (DF), Cruzeiro (MG), Fortaleza (CE), Juventude (RS) e Sport (PE).

O treinador Bruno Saymon falou da preparação e expectativa para o torneio. Foto: Vivi Marques/Avaí F.C.
O primeiro adversário do Avaí é o Palmeiras. Foto: Vivi Marques/Avaí F.C.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Orientações aos sócios participantes da Caravana Com a Raça Toda

Neste sábado (24/02), a Raça Toda vai ao estádio Heriberto Hülse, em Criciúma-SC, para acompanhar a partida Avaí x Brusque,

23/02/2024

Relação de mascotes mirins sorteados para Avaí x Brusque-SC

O Avaí Futebol Clube informa a relação de inscritos sorteados e as orientações para o cerimonial de entrada dos Mascotes

23/02/2024