Defensoria Pública do Estado fará ação conjunta na partida Avaí x Barra-SC, neste domingo (29)

Postado por: Alceu Atherino Neves

A ação faz parte do projeto “Defensoria nos Estádios”, em parceria com Avaí Futebol Clube e Barra-SC. O objetivo é promover a inclusão de jovens por meio do esporte e da cultura.

Avaí x Barra-SC entram em campo às 15h do próximo domingo (29), em partida válida pela 8ª rodada da Copa SC 2023. Para este jogo, 100 crianças e adolescentes estarão nas arquibancadas torcendo e vivenciando as emoções de um jogo de futebol. Todos são estudantes e moradores da Vila Aparecida, que participam das atividades socioeducativas do Bairro Educador.

Os jovens ficarão no setor A do estádio da Ressacada, Além disso, um grupo de 33 crianças entrará no gramado com os jogadores momentos antes do apito inicial.

“Apoiamos o projeto Defensoria nos Estádios, pois temos consciência de que enquanto clube de futebol, também somos responsáveis pela formação das crianças e adolescentes. Para nós do Avaí, é uma honra estar lado a lado com a Defensoria Pública do Estado e com o Barra”, destacou Felipe Schaitel, coordenador social do Avaí.

É importante destacar que o Avaí Futebol Clube já executa, há quase duas décadas, o projeto Paz e Harmonia no Futebol, que recebe todos os meses crianças de escolas públicas e particulares de toda a Santa Catarina. Neste período, mais de 30 mil estudantes conheceram a Ressacada em visitas guiadas agendadas dentro do projeto Paz e Harmonia no Futebol.

Para participar do projeto Paz e Harmonia no Futebol, as instituições de ensino devem encaminhar oficio solicitando a visita através do email social@avai.com.br No oficio, deve constar Nome da Instituição, número de crianças que participaram da visita, nome do responsável, além de telefone e e-mail para contato.

CONFIRA ABAIXO MATERIAL DE APOIO
(Release Assessoria da Defensoria Pública do Estado de SC )

A Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina leva crianças e adolescentes para assistir Avaí X Barra F.C. na Ressacada

Neste domingo (29), a Defensoria Pública do Estado (DPESC) levará 100 crianças e adolescentes da rede de ensino público para assistirem ao jogo do Avaí e Barra FC, na Ressacada, pela 8ª rodada da Copa Santa Catarina, às 15h. A ação faz parte do projeto “Defensoria nos Estádios” em uma parceria com os dois clubes para promover a inclusão de jovens por meio do esporte e da cultura.

Para este jogo, serão levados alunas e alunos moradores da Vila Aparecida que participam das atividades socioeducativas do Bairro Educador. O grupo irá formar uma grande torcida pela inclusão e boa convivência direto da arquibancada do Setor A. Parte das crianças terá uma experiência ainda mais especial entrando em campo com os jogadores dos dois times.

A ideia, segundo o defensor público Tauser Ximenes Farias, é garantir o direito desses estudantes à convivência em sociedade fora da comunidade onde residem. “Para a maioria deles, esta será a primeira vez que entram num estádio, uma oportunidade de proporcionar um ambiente de lazer e incentivar a prática de esportes”, explica.

Além da participação em dias de jogos, os dois clubes de futebol têm realizado junto com a DPESC visitas guiadas nos seus estádios e Centros de Treinamento (CT), onde conhecem os jogadores, treinadores e toda a rotina dos atletas. O Barra Futebol Clube foi o primeiro a aderir ao projeto em março deste ano, recebendo turmas de escolas públicas e também atendidas por ONGs em comunidades de Balneário Camboriú.

O treinador do Sub-17 do Barra F.C., Renan Brito Soares, sabe da importância do esporte desde cedo. O ex-goleiro do Internacional começou a carreira nas categorias de base do time gaúcho e foi campeão do Mundial sub-15 da Seleção Brasileira. “O esporte é uma grande ferramenta de inclusão e de educação de valores. Estamos nos aproximando cada vez mais das comunidades que acabam virando torcedoras do clube também. O esporte desperta o interesse em estar em um ambiente saudável”, conta.

Em Florianópolis, o Avaí firmou a parceria com a Defensoria Pública a partir de setembro, aumentando a corrente da inclusão. Uma forma, segundo o coordenador social do clube, Felipe Schaitel, de demonstrar que o estádio não é apenas um lugar só de futebol, mas de saúde, de encontro e convivência.
Mesma visão têm o ídolo do Avaí, Marquinhos Santos, e o técnico Eduardo Barroca que proporcionaram a alegria da garotada com muitas fotos e autógrafos, em uma das visitas ao Estádio.

“É sempre uma festa ter esse contato e dar atenção às crianças. Lembro da minha infância, quando morava em Biguaçu, e não tinha como visitar o estádio. Então, é muito benéfico fazer esse trabalho junto ao esporte, incentivando a educação e ensinando valores para a vida”, afirmou Marquinhos, que iniciou a carreira nas categorias de base do Avaí.

Serviço do jogo
Avaí x Barra F.C. (8ª rodada da Copa SC 2023)
Domingo (29), às 15h
Estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva (Ressacada), em Florianópolis

Avaí F.C. e DPESC atuam juntos em ações na Ressacada – Foto: Alceu Atherino / Avaí F.C.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Avaí se reapresenta e inicia preparação para enfrentar o Ituano

O Avaí se reapresentou nesta tarde de quarta-feira (29). O Leão iniciou a preparação para o confronto contra o Ituano

Central de Sócios fechada no feriado

Informamos que a Central de Sócios estará fechada para atendimento nos dias 30 e 31/05 e 1°/06, retornando ao expediente

29/05/2024