Departamento Médico promove palestra sobre doping para elenco profissional

Postado por: avai.abstrato.ventures

Foto: Rafael Xavier / Avaí F.C.


Segundo dia de pré-temporada no Leão nesta quinta-feira (15). Pela manhã, os atletas realizaram exames laboratoriais e testes com a fisiologia. Também tiveram uma palestra sobre doping, com o chefe do Departamento Médico do Avaí, Dr. Luís Fernando Funchal. Foi explicado aos atletas o protocolo de testes, os principais cuidados e consequências sobre os exames de dopagem. Médico do clube desde 1999, Dr. Funchal alertou os atletas os riscos, principalmente, da automedicação.

“É importante que os atletas apenas façam uso de medicamentos ou suplementos alimentares fornecidos ou autorizados pelo Departamento Médico do Avaí. A responsabilidade é toda do atleta, que pode comprometer a sua carreira fazendo uso de alguma substância proibida desavisadamente. Num possível caso, alegar desconhecimento não atenua uma possível punição”, esclarece o médico, que salientou que a consulta pode ser feita aos profissionais do clube em qualquer tempo, em caso de dúvida.

A atividade faz parte de uma série de palestras que os atletas terão até o fim da pré-temporada. Funchal explicou o protocolo da CBF que será utilizado na Série B e na Copa do Brasil quanto à testagem de atletas, bem como mostrou os números de testes e casos apurados pela entidade e quais substâncias estão mais presentes.

“É bom para esclarecer que o doping não é apenas para substâncias que vão dar algum ganho esportivo, de performance, para os atletas, como os estimulantes e anabolizantes. Mas aquelas substâncias de uso recreativo ou presentes em medicamentos e que podem ser interpretadas como algum auxiliar para a limpeza do organismo, como os diuréticos, também podem ser percebidas numa testagem e acarretam punição. A ideia da testagem é, também, garantir uma boa imagem do esporte, não apenas proibir vantagens”, finaliza.

 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Avaí é superado pelo Vila Nova-GO em Goiânia

Na tarde deste domingo (14), o Avaí enfrentou o Vila Nova-GO, em partida válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro

14/07/2024

Confira o Guia da partida diante do Vila Nova-GO

Já está disponível o Guia da Partida para a disputa diante do Vila Nova-GO, válida pela 15ª rodada do Campeonato

13/07/2024