Nesta terça-feira (26) comemora-se o Dia do Goleiro, aquele que representa para o futebol o anti-herói porque tem a função de impedir a alegria da galera, a festa do gol. Para valorizar este atleta, às vezes tão estigmatizado, o Avaí Futebol Clube promove uma integração entre base e profissional a partir das 14h, no Centro de Treinamento. Segundo o escritor Nelson Rodrigues, “um atacante, um médio e mesmo um zagueiro podem falhar. Só que o goleiro tem de ser infalível”. E ainda, segundo Don Rose Cavaca, humorista cariosa, em frase atribuída a ele: “Maldito é o goleiro. No lugar onde ele pisa, nunca nasce grama”.
Este é o quarto ano consecutivo que os goleiros do Avaí participam desta integração, nas comemorações do Dia do Goleiro. Os goleiros da categoria profissional participarão do encontro. Renan, Maurício Kozlinski, Vitor, Duda e Matheus estarão ao lado dos meninos da base. A experiência é interessante porque Vitor, Duda e Matheus são goleiros oriundos da base do clube e sabem o quanto é importante esta iniciativa.
A integração vai proporcionar aos atletas uma vivência com goleiros de outras cidades. “Acreditamos que essa experiência seja muito rica, principalmente para os goleiros das categorias de base”, destacou André Croda, que é treinador de goleiros do profissional e estará ao lado de Anderson Moreira, do sub-20, Alex Ramos, do sub-17 e Bruno Santos, do sub-15.
As atividades são divididas em três partes: aquecimento, gol a gol e conversa final. Os 17 goleiros serão divididos em quatro grupos mesclando as categorias. Aquecimento com fundamentos básicos da posição. “Vamos fazer quatros estações com um treinador de goleiros em cada e os goleiros devem passar por todas. Objetivo é a competição entre eles sempre jogando um contra o outro de categorias diferentes e cada goleiro vai fazer três partidas de 5 minutos ou três gols”, explicou Croda.
Ao final da atividade, os goleiros participarão de uma conversa entre os goleiros e treinadores, cujo objetivo é a troca de experiência, sempre do profissional para as categorias de base, atletas em formação. Nesta conversa participarão o técnico Silas e o auxiliar Paulo Pereira, que dividirão um pouco de suas histórias acumuladas ao longo dos muitos anos no futebol.