Douglas visita CEPON e passa mensagem de esperança aos pacientes

Postado por: André Palma Ribeiro

Douglas fez a alegria dos pacientes da ala de adolescentes e jovens adultos        Foto: Leandro Boeira / Avaí FC

O goleiro Douglas, do Avaí, paciente de câncer no testículo aos 17 anos, visitou na tarde desta quarta-feira (9) o CEPON (Centro de Pesquisas Oncológicas), quando teve a oportunidade de falar aos pacientes e passar uma mensagem de otimismo na luta pela recuperação. Visitou a ala de adolescentes e jovens adultos, a ala de quimioterapia e ainda o ambulatório. Douglas presenteou a ala de jovens com sua camisa de goleiro, para que seja leiloada e revertida para ações com pacientes. Foram duas horas de visita, num clima de bastante emoção e com muito carinho por parte de pacientes e funcionários.

Douglas contou sua história de vida na adolescência, quando descobriu um tumor no testículo e passou por toda esta experiência do tratamento quimioterápico. “Venci a doença com muita energia e o apoio familiar. Não desisti de lutar e estou aqui hoje trazendo esta mensagem de otimismo e boa recuperação a todos. Não desistam, sigam lutando com toda a força”, disse o jogador, em cada setor que passou. Ele contou ainda que durante o tratamento, o médico disse que talvez não pudesse ter filhos. “Mas a alegria foi dobrada depois, quando me casei e nasceu o Davi, meu companheiro que está com três aninhos”.

Na ala dos adolescentes e jovens adultos, além da fala geral, Douglas conversou individualmente com os pacientes. Estavam lá os pacientes Gilson, do Campeche,  Willian, Alan, de Xaxim, Juan, que é colombiano e há dois anos estuda em Florianópolis, João Paulo, de Faxinal dos Guedes, Sara, de Palhoça e Maicon, de Joinville. A equipe da Comunicação do Avaí, que acompanhava o goleiro Douglas, foi recebida pelo gerente administrativo do CEPON, Irineu José Nunes e pela terapeuta Gabriela Bubniak. A diretora geral é a médica Maria Teresa Schöeller. Acompanhando os pacientes estavam as enfermeiras Cláudia e Cíntia. Segundo Irineu, hoje passam diariamente pelo CEPON cerca de 500 pacientes. São administradas 120 aplicações de quimioterapia e 80 de radioterapia.

Foi um momento de descontração para os pacientes, que ficam em cadeiras e leitos recebendo a aplicação dos medicamentos. O ambiente hospitalar nunca é alegre, mas a tarde desta quarta-feira foi muito descontraída. Douglas foi bastante requisitado para fotos por pacientes e funcionários. “Não vou perder esta oportunidade”, disse a paciente Neusa do Carmo Oliveira, que é de Lages e mora no Estreito. O uruguaio Sílvio José Gonçalves Perrone, de 72 anos, gritou lá do canto, deitado em um leito. “Não deixe de passar aqui”. Douglas foi lá, conversou com ele, falou de sua cidade Candelária, da proximidade com o país vizinho. Levou conforto para Sílvio, que estava acompanhado e ficou muito alegre com o carinho e atenção do atleta.

Ao final do encontro, Douglas Friedrich deixou sua mensagem: “Um dia muito feliz para mim. Que estes pacientes tenham sua fé, sua esperança renovada. A carreira e a vida formam uma construção. Com certeza, hoje foi mais um tijolinho na construção de um homem melhor, de um pai melhor. Com certeza, o que eu passei e vi hoje vai enriquecer o meu ser. Isso é o que o futebol proporciona, poder passar um pouco daquilo que você vive e recebe. Um dia eu passei por isso que estes pacientes vivem, mas com fé e perseverança, consegui superar. E eles também vão vencer esta batalha, são todos guerreiros”, finalizou.

Neusa do Carmo Oliveira, de Lages, fez questão de registrar a visita com Douglas     Foto: Divulgação / Avaí FC
Uruguaio Perrone, 72 anos, agradeceu a visita   Foto: Leandro Boeira / Avaí FC
Funcionárias do CEPON também registraram a visita do goleiro                         Foto: Leandro Boeira / Avaí

 

 

 

 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Raça da Base encerra participação na Copa Umbro 2024 

A equipe do Sub-14 do Avaí, finalizou a participação na Copa Umbro 2024 nesta sexta-feira (06), após ser superada pelo

06/12/2024

Avaí intensifica preparação para a 1ª Copa Desafio Jaraguá Sub-17

Faltando poucos dias para o início da 1ª Copa Desafio Jaraguá de Clubes, a Raça do Sub-17 do Avaí está

04/12/2024