Nesta segunda-feira (15) ocorreu mais uma Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo do Avaí Futebol Clube. O encontro foi presencial e contou com a presença de 55 conselheiros (assinantes da lista de presença). Via internet, outros 15 conselheiros puderam acompanhar a atividade. Em pauta, leitura e aprovação da ata da reunião anterior; apresentação e deliberação de proposta de alteração do Orçamento Anual de 2022; apresentação e deliberação do Plano de Ação Anual do exercício de 2022; ciência ao colegiado de ação judicial movida por ex-presidente do clube referente às deliberações da Reunião Ordinária do dia 3 de maio de 2022; deliberação da outorga da Medalha de Honra ao Mérito Saul Oliveira; deliberação de novas indicações ao Conselho Deliberativo; e assuntos gerais.
A ata da reunião anterior foi aprovada por unanimidade. Os itens 2 e 3 da pauta original desta reunião, encaminhada previamente aos conselheiros, (apresentação e deliberação de proposta de alteração do Orçamento Anual de 2022; e apresentação e deliberação do Plano de Ação Anual do exercício de 2022) foram retirados da pauta da reunião em acordo entre a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal do clube, que entende necessitar de um prazo maior para análise dos documentos. O presidente do Conselho Deliberativo, Luciano Leite Kowalski, pretende colocar em pauta ainda no mês de agosto.
Quanto ao item 4 (ciência ao colegiado de ação judicial movida por ex-presidente do clube referente às deliberações da Reunião Ordinária do dia 3 de maio de 2022), o vice-presidente do Conselho Deliberativo, Bernardo Pessi, atualizou o andamento do processo iniciado em 2021 (referente a rejeição das contas do exercício 2020), acrescentando a existência de um novo processo, referente às contas de 2021, também reprovadas. O vice-presidente afirmou que o primeiro processo encontra-se no mesmo estágio, ou seja, parado no judiciário após concessão de liminar pelo TJSC.
A diferença entre as ações, segundo Pessi, é que a nova ação tem como réu o próprio Avaí, enquanto na primeira é o Conselho Deliberativo que responde o processo. No recente processo, o ex-presidente Francisco Battistotti e seu advogado processaram o Avaí sustentando, principalmente, que o Conselho Fiscal que deveria ter julgado as contas de 2021 era o Conselho Fiscal eleito em dezembro de 2021 (atual), e não o anterior, que exerceu seu mandato no curso do exercício 2021. O processo foi iniciado em maio deste ano e é público, podendo ser consultado neste link (processo 5067322-68.2022.8.24.0023). O clube já apresentou resposta e o processo está em andamento.
No item Deliberação da outorga da Medalha de Honra ao Mérito Saul Oliveira, a mesa do Conselho Deliberativo explicou o item estatutário que determina quem faz jus à homenagem e fez a leitura do ofício conjunto do Conselho e da Diretoria Executiva indicando os dois seguintes nomes: Nesi Nilda Brina Furlani e Odilon Furtado Filho. Colocados em votação, ambos os nomes foram aprovados por unanimidade. A entrega da honraria se dá nas comemorações do aniversário do clube, em 1º de setembro.
Conheça os homenageados:
Nesi Nilda Brina Furlani (84 anos), nasceu em 21 de março de 1937. Natural de Palhoça, moradora de Florianópolis, funcionária pública aposentada. Apaixonada pelo Avaí, assumiu como Diretora Social do Clube em 2001, na gestão do ex-presidente João Nilson Zunino. De lá, até 31 de dezembro de 2021, sempre dedicou seu tempo para fortalecer a marca Avaí, desempenhando um papel fundamental para a aproximação do Avaí com a comunidade. Durante o período que foi Diretora Social, realizou campanhas de arrecadação de alimentos, roupas, de conscientização, além de ações ligadas diretamente a instituições como Lar Recanto do Carinho, Hospital Infantil, Hospital Florianópolis, Rotary Club Florianópolis, CEPOM, HEMOSC, AVOS, entre outros. Dona Nesi, querida por todos, foi uma das fundadoras da ASSTA, Associação Cultural e Social dos Torcedores do Avaí, que realizou por longos anos a Feijoada do Avaí, que angariou recursos para executar outro projeto, intitulado de PAZ E HARMONIA NO FUTEBOL, que durante 12 anos recebeu na Ressacada mais de 20 mil crianças de escolas públicas ou privadas de Santa Catarina.
Odilon Furtado Filho (76 anos) nasceu em Florianópolis em 1º de fevereiro de 1946. É engenheiro civil e atua no Avaí Futebol clube há várias décadas. Foi membro suplente do Conselho Fiscal em 1975. Em 1978 assumiu a função de vice-presidente de futebol. Engenheiro responsável pelo projeto da Ressacada, acompanhou toda a obra e participou de cada um dos projetos de ampliação e melhoria do estádio. De 2006 a 2021 foi Diretor de Patrimônio e Manutenção do Avaí.
No item Deliberação de novas indicações ao Conselho Deliberativo foram colocados os nomes dos seguintes sócios: Francisco Batista, Amaro Lucio da Silva, Gabriel Zacchi, Marcos Andrey de Sousa, Renan Jaques Andrade, Antônio Santa Ritta Abreu e Romiro de Abreu. Os nomes dos novos membros do Conselho foram aprovados por unanimidade e assumem as funções imediatamente.
Nos Assuntos Gerais, a Diretoria Executiva esclareceu, após manifestação do Conselheiro Gregor Goedert de Oliveira, que o clube não tem mais débitos com a empresa CSG. Também esclareceu que o contrato de empréstimo “não está perdido”, ele encontra-se de posse do financeiro e do Conselho Fiscal. Este conselho recomendou à Diretoria Executiva a quitação desse empréstimo e assim foi feito. Ainda neste item, o presidente do Avaí Kindermann, Edison Roberto de Souza, aproveitou o espaço para agradecer a executiva e o Conselho pelo sucesso do projeto do futebol feminino do clube, que conquistou a vaga na Série A1 do Campeonato Brasileiro.