Em partida realizada na noite deste domingo (10), no Estádio da Ressacada, o Avaí enfrentou o Santos-SP e empatou em 1 a 1. A partida marcou a estreias das equipes no Brasileirão 2015. Robinho e Marquinhos marcaram os gols do confronto de número 11 entre as equipes.
O Avaí começou melhor a partida, logo colocando uma bola no travessão, em um lindo chute de Marquinhos aos 3 minutos de jogo.
Com o apoio da torcida, o Leão da Ilha de Santa Catarina procurou tocar a bola, buscando chegar ao gol. Aos 12 minutos, mais uma oportunidade, outra vez através de Marquinhos, que cruzou na área com perigo, mas a zaga Santista tirou o perigo.
Até os 25 minutos, apenas o Avaí apresentou três boas oportunidades de grande perigo. A última foi quando André Lima recebeu cruzamento de Marquinhos e, de cabeça, finalizou em gol, porém a defesa do Santos fez a proteção, evitando o gol do Avaí.
No minuto seguinte, aos 26, o Santos chegou pela vez primeira e abriu o placar. A jogada do gol saiu dos pés de Victor Ferraz, que chegou na linha de fundo e tocou para Robinho colocar 1 a 0 no placar.
Ainda no primeiro tempo, o Avaí pressionou o Santos em busca do empate. Aos 30 minutos, Renan Oliveira fez o passe na área para Marquinhos, que colocou por cobertura. A bola passou muito perto e saiu pela linha de fundo assustando o goleiro Vladimir.
Aos 41, Pablo fez bela jogada pela direita, tirou da marcação e chutou forte em gol, mas para fora.
Na etapa final, o jogo iniciou amarrado, com algumas faltas e paralizações para atendimento aos jogadores. O Santos voltou para a etapa final mais cauteloso, esperando o Avaí em seu campo de defesa.
A primeira grande oportunidade do Avaí foi aos 8 minutos, quando Anderson Lopes recebeu lançamento na entrada da área e caiu, em lance de muita polêmica, em que nada foi marcado pela arbitragem.
O Santos teve a sua primeira chance ao 15, quando Robinho lançou Ricardo Oliveira, que entrou na área e chutou cruzado na esquerda, mas para fora.
Nos minutos seguintes só deu Avaí, até que o Leão empatou. Aos 16, Roberto recebeu, driblou a marcação e tocou para Anderson Lopes. O atacante chutou por cima do goleiro, mas para fora. Logo em seguida, aos 18, falta pela direita para o Avaí. Marquinhos cobrou e colocou no canto esquerdo do goleiro Vladimir, que se esticou todo, mas não conseguiu fazer a defesa. 1 a 1 no placar.
Com o placar em igualdade, o Avaí passou a ter maior volume de jogadas ofensivas.
Uma das melhores oportunidades foi ao 37, quando Vladimir fez grande defesa. Pablo cruzou pela direita e Roberto, sozinho, cabeceou firme para o gol de Vladimir, que defendeu.
O Avaí chegou mais uma vez aos 40 minutos. Marquinhos cruzou na área e depois de bate e rebate, a bola sobrou para Jéci, que chutou, mas para fora.
Com o resultado, o Avaí soma um ponto na estreia no Brasileirão 2015.
Agora, de acordo com o pesquisador e vice-presidente do Conselho Deliberativo do Clube, Spyros Diamantaras, Avaí e Santos se enfrentaram 11 vezes na história. O retrospecto aponta duas vitórias do Leão da Ilha, quatro empates e cinco vitórias da equipe Paulista. O Avaí fez 15 gols e o Santos 18 gols.
Na próxima rodada, a 2ª da competição, o Avaí enfrenta o Internacional, às 18h30 do dia 17 (domingo), no estádio Beira Rio, em Porto Alegre.
Antes, porém, o Avaí enfrenta o Figueirense em jogo válido pela partida de volta da Copa do Brasil, 2ª fase. O confronto, que vale a classificação para a próxima fase, será às 22 horas do dia 13 (quarta-feira), no estádio Orlando Scarpelli, área continental de Florianópolis.
FICHA TÉCNICA
Jogo: AVAÍ 1×1 Santos
Competição: Campeonato Brasileiro
Data: 10/05/2015
Hora: 18h30
Estádio: Dr. Aderbal Ramos da Silva, Ressacada
Local: Florianópolis-SC
ARBITRAGEM
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva – PA (FIFA)
Árbitro Assistente 1: Marcio Gleidson Correia Dias – PA (ASP-FIFA)
Arbitro Assistente 2: Lucio Ipojucan Ribeiro da Silva de Mattos – PA (CBF-2)
Quarto Árbitro: Eduardo Cordeiro Guimarães – SC (CBF-1)
Assessor: Eberval Lodetti – SC (ASS)
ELENCO DO AVAÍ
Vagner, Pablo, Jéci, Antonio Carlos e Eltinho; Renan, Uelliton, Renan Oliveira (Roberto) e Marquinhos; Anderson Lopes (Everton Silva) e André Lima.
TÉCNICO: Gilson Kleina
ELENCO DO SANTOS
Vladimir; Victor Ferraz, Werley (Gustavo Henrique), David Braz e Chiquinho (Cicinho); Valencia, Renato e Lucas Lima; Geuvânio (Gabriel), Robinho e Ricardo Oliveira
TÉCNICO: Marcelo Fernandes
GOLS
AVAÍ: Marquinhos, aos 18`2T
SANTOS: Robinho, aos 26`1T
CARTÕES AMARELOS
AVAÍ: Anderson Lopes e Eltinho
SANTOS: Cicinho
CARTÃO VERMELHO
SANTOS: Gustavo Henrique (segundo amarelo)