
O presidente Francisco José Battistotti recebeu na tarde desta quinta-feira (26), das mãos da técnica Letícia Muziol de Oliveira Soares, do Clube Náutico Riachuelo / Avaí, o projeto “Superando o Amanhã”. Trata-se de uma escolinha para novos remadores, na faixa de 12 a 17 anos, que o Riachuelo pretende captar junto às escolas públicas e particulares da nossa região, estimulando futuros atletas olímpicos da modalidade.
A campanha visitará as escolas imediatamente e a partir do início de 2018 a expectativa é agregar mais 80 alunos de remo, metade mulheres. Alguns atletas da equipe principal do Riachuelo / Avaí, visitarão as escolas pré-selecionadas, para apresentar o remo para a comunidade, onde levarão o vídeo “Superando o Amanhã”, gravado com os atletas do clube, para incentivar e motivar as crianças a iniciar a prática do remo no Riachuelo.
O Riachuelo / Avaí vai produzir vídeo chamando novos alunos, com frases motivacionais como “Venha remar! Seja um remador! Faça parte da família Riachuelo! Venha ser um vencedor! Faça parte da paisagem de Florianópolis! O material será difundido também nas mídias sociais. As aulas serão realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, em horários divididos por faixa etária, com duração de aula de uma hora.
O remo é uma modalidade que está perdendo adeptos, principalmente nas faixas etárias mais baixas. Por isso é preciso estimular o surgimento de novos remadores, oferecendo oportunidade de um acompanhamento direto e em condições de fidelizar a participação dos interessados. Segundo Letícia, “com o aprimoramento da técnica, esses jovens passam no futuro a remar os barcos olímpicos e a distância vai aumentando em competições estaduais e nacional, com o surgimento de novos talentos para o remo”, destacou.
Na audiência desta tarde de quinta-feira, Letícia estava acompanhada pelo presidente do Riachuelo / Avaí, Antônio Farias e pelo remador Estevão Roberto Ribeiro, que fez também a apresentação do Projeto. Esta é uma proposta de incremento para a modalidade, segundo o presidente Farias, “pois precisamos renovar, trazer mais adeptos e ter esses garotos aqui treinando conosco. Esse é o objetivo, divulgar a modalidade, estimular, criar expectativas”.
O presidente Battistotti prometeu ajudar neste projeto, liberou entrada de alunos que mais se destacarem, em jogos do Leão, cujo gerenciamento será feito pela direção da escolinha e do Riachuelo / Avaí. O presidente presenteou a técnica Letícia com uma camisa do Leão da Ilha. Battistotti achou interessante o projeto e tem a convicção de que vai avançar na captação de mais remadores. “Este é um estímulo importante para quem é jovem e pode experimentar novos esportes como o remo, que sempre nos representa em Olimpíadas”.
