A conversa foi ministrada pela fonoaudióloga Camila Fernandes e a psicóloga Juliana Rossi, que fazem parte do projeto Crescer Desenvolvimento Infantil, onde buscam estimular o crescimento de crianças diagnosticadas com autismo, transtornos motores e atrasos no desenvolvimento.
‘’O grande objetivo de estarmos aqui hoje, é trazer a importância da inclusão em todos os lugares. Nós como especialistas, que trabalhamos com autismo há bastante tempo, sabemos da importância que é eles estarem ocupando todos os espaços. Para que eles consigam habitar um estádio de futebol, e consigam vivenciar a paixão do esporte, da mesma forma que vivenciamos, precisam de adaptações necessárias. Sendo assim, precisamos pensar em ferramentas que proporcionem um ambiente mais inclusivo’’, afirmou a psicóloga.
Uma dessas ferramentas passará a ser utilizada já no próximo confronto do Leão da Ilha, que será diante do Santos, nesta sexta-feira (26), no Estádio da Ressacada. ‘’Elaboramos um sistema de comunicação que visa facilitar a interação e a autonomia das crianças com necessidades especiais, como autismo e transtornos motores. Esse sistema permite que as crianças expressem suas necessidades e solicitem ajuda de forma independente, seja para ir ao banheiro, lavar as mãos ou fazer pedidos em restaurantes. O objetivo é promover a inclusão e a autonomia dessas crianças em diversos ambientes’’, disse Camila.
Na palestra, organizada pela coordenadora de relacionamento com o torcedor, Kátia de Paula, na tarde desta terça-feira (23) no auditório da Ressacada, estiveram presentes funcionários de diversos setores do clube.