Guatambu será a cidade homenageada

Postado por: André Palma Ribeiro

Por uma questão de logística, e em comum acordo entre as partes envolvidas, o Avaí Futebol Clube inverteu a ordem das próximas duas cidades homenageadas nos jogos oficiais válidos pelo Campeonato Brasileiro da Série A.

Assim, a homenagem no jogo diante do Fluminense, neste sábado (08/08), no estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva (Ressacada), será para o município de Guatambu, e no jogo, diante da Ponte Preta, no dia 13 de agosto, o município de Balneário Barra do Sul será homenageado.

GUATAMBU
O município de Guatambu foi instalado em 12 de dezembro de 1991. Está localizado no oeste de Santa Catarina, tendo cerca de 4.700 habitantes.

Atualmente Guatambu é o 3° município que mais cresce na região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina.

É a capital catarinense na produção de matrizes de peru.

Os municípios limítrofes são Caxambu do Sul, Planalto Alegre, Chapecó e Rio dos Índios. A distância de Guatambu até a capital Catarinense é de 594 quilômetros. Sua área territorial tem 205,58 km².

A história do município remonta os idos de 1910. “Segundo um registro do cartório de imóveis de Chapecó, instalou-se uma serraria no Porto Chalana (hoje povoado pertencente a Guatambu) datado de 1911” (SILVA, 1998, p.21).

Inicialmente a comunidade se desenvolveu basicamente da atividade de extração madeireira e agricultura de subsistência.

Guatambu teve grande expansão após a divulgação da venda das terras locais pela Companhia Colonizadora Isaac Pan & Vargas. Os maiores compradores foram os imigrantes italianos e alemães vindos principalmente do Rio Grande do Sul.

Por causa da grande abundancia de madeira para exploração, esta foi a principal atividade econômica por muitas décadas.  Com o avanço do capitalismo e o surgimento de novas tecnologias e aberturas de estradas de rodagem, a madeira passa a ser transportada por terra, e não mais pelos rios, surgindo assim outras atividades econômicas, tais como extração de Erva-Mate, criação de Suínos e Aves.

Nos anos 90 intensificou-se o movimento Pró-emancipação e em 1991 (Decreto n°8482 de 12/12/1991) após plebiscito, foi criado o Município de Guatambu, desmembrado de Chapecó.

camisa guatambu

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Avaí/Kindermann é superado em casa pelo Santos

As Leoas entraram em campo nesta tarde de sábado (20), no Estádio Salézio Kindermann para enfrentar o Santos, em partida

20/04/2024

Avaí leva gol no fim e é superado em Ponta Grossa

Na noite desta sexta-feira (19), o Avaí fez a sua estreia no Campeonato Brasileiro Série B 2024. O Leão da

19/04/2024