Homenagem a Abelardo Luz

Postado por: André Palma Ribeiro

O Avaí homenageia no jogo diante da Chapecoense o município de Abelardo Luz. Os goleiros avaianos estarão vestidos com uma camisa especial em homenagem à cidade que fica no Oeste do Estado de Santa Catarina. A história de Abelardo Luz, hoje com 56 anos, relata que sua fundação aconteceu em 27 de julho de 1958.

Sua área territorial é de 955,368 km² e a população estimada é de 16.374 habitantes. A distância entre Abelardo Luz e a Capital Florianópolis é de 574 km. Os municípios limítrofes são: São Domingos, Ipuaçu, Ouro Verde, Passos Maia, Bom Jesus e Xanxerê.

É um dos maiores produtores de grãos de Santa Catarina, sendo líder na produção de milho e de soja. Estas são as duas principais atividades agrícolas do município. É reconhecida como Capital Nacional da Semente de Soja.

Outro orgulho dos habitantes do município é de ser a terra natal do ex-jogador da Seleção Brasileira, Paulo Roberto Falcão.

HISTÓRIA
A história do município se confunde com os conflitos e discussões originados pela posse e demarcação das terras da região localizada entre os rios Iguaçu e Uruguai, nos fins do século XVIII. Nessa época, a área era habitada por índios guaranis e caigangues, povos que hoje ainda vivem em alguns pontos da região.

Passagem obrigatória para a colônia de Xanxerê, no início do século XX, o Município de Abelardo Luz era ponto de parada na estrada das Missões, por onde passavam militares e tropeiros. Integrante da antiga Colônia Militar de Chapecó, denominada Chapecó Grande, fazia parte do distrito de Diogo Ribeiro (hoje São Domingos), com o nome de Passo das Flores.

Em 1922, foi elevado a categoria de distrito, com o nome de Abelardo Luz, em homenagem ao filho de Hercílio Pedro da Luz, ”Abelardo Wenceslau da Luz”. Em 21 de junho de 1958, se desmembrou do município de Xanxerê, conquistando a emancipação pela Lei Estadual nº 348/58, tendo a sua instalação oficial em 27 de julho de 1958.

camisa abelardo luz

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

RH do Avaí contrata para a Central de Sócios

O Departamento de Recursos Humanos do Avaí Futebol Clube publicou na manhã desta quinta-feira (11), que está com processo seletivo

12/04/2024

Parabéns Federação Catarinense de Futebol pelos seus 100 anos

O Avaí Futebol Clube cumprimenta a Federação Catarinense de Futebol pela passagem do seu 100º aniversário de fundação (12/04). A entidade

12/04/2024