Homenagem a Águas Mornas

Postado por: André Palma Ribeiro

O jogo entre Avaí e Paraná, que ocorrerá nesta sexta-feira (4), no estádio Durival de Britto e Silva, em Curitiba, terá mais uma homenagem na camisa dos goleiros avaianos. A cidade agraciada desta vez será Águas Mornas, terra natal dos atletas Diego Jardel e Rodrigo Thiesen.

O município pertence à região da Grande Florianópolis e se encontra a 36 km de distância da Capital. A maioria de seus 4.410 habitantes vive na zona rural. Neste ano, no dia 29 de dezembro, a cidade completa 52 anos.

É conhecida por suas águas termominerais que estão entre as melhores do mundo. Atrai milhares de turistas nas suas piscinas com água a 39°C o ano inteiro. Recomendável para tratamento de diversas doenças como reumatismo, estresse e tratamentos de pele.

Histórico de Águas Mornas

Águas Mornas foi ocupada pelo sistema de colônias. E o primeiro desses povoados a se instalar no Município foi a Colônia de Vargem Grande, em 1837. Depois veio a fundação de Santa Isabel, em 1847 e Teresópolis em 1860.

O assentamento dessas famílias em Vargem Grande foi estabelecido ao longo da nova estrada de Lages, que liga o planalto catarinense ao litoral. Santa Isabel foi fundada a partir do assentamento de 256 imigrantes recém-chegados da Alemanha.

Santa Isabel é a mais antiga colonização evangélica de Santa Catarina e foi emancipada em 28 de maio de 1869 e elevada a Distrito de Paz em 1902, sendo sua sede fixada em Rancho Queimado, localidade na época pertencente à colônia. Seu nome é uma homenagem à Princesa Isabel, filha de D. Pedro II.

Teresópolis foi fundada por um Decreto do Governo Imperial, em 03 de junho de 1860, por imigrantes alemães vindos da Renânia e da Westfalia. Foi emancipada em 1869 e, em setembro de 1886 foi criado o Distrito de Paz. Devido a má fertilidade de suas terras, os imigrantes começaram a migrar para outras regiões do Estado.

O veleiro que trouxe os primeiros imigrantes destinados a Santa Isabel, havia deixado o porto de Dunquerque, na França, em 19 de setembro de 1846, chegando no Rio de Janeiro após uma viagem de seis semanas. Chegaram à cidade de Desterro, atual Florianópolis, em 28 de dezembro de 1846. Eram ao todo 28 famílias, com 114 pessoas, sendo 45 adultos e as demais crianças. O número de mulheres era reduzido, sendo que muitas delas faleceram na viagem.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Avaí é superado pelo Brusque em Criciúma

Em partida realizada na tarde deste sábado (24), o Avaí foi superado pelo Brusque, em Criciúma-SC, em disputa válida pela

24/02/2024

Blog da Gestão #12 – Grande Vitória

Olá, Nação Avaiana!  As camisas criadas para celebrar a grandeza da história do Avaí Futebol Clube chegaram! Dou essa notícia

24/02/2024