Homenagem a Anchieta

Postado por: André Palma Ribeiro

A homenagem do Avaí para o jogo desta quinta-feira (13), diante do Brusque, na Ressacada, será para o município de Anchieta que fica na região Oeste de Santa Catarina. Os goleiros avaianos estarão em campo vestidos com símbolos da cidade na camisa. Anchieta que está localizada a 745 km de Florianópolis e tem aproximadamente 7 mil habitantes.

A história de Anchieta

Anchieta no Oeste de Santa Catarina, como a maioria das cidades ali localizadas, teve seu surgimento que o planejamento urbano permitiu. A empresa que planejou a construção da cidade foi a empresa “Pinho e Terras Ltda.”. Com ela teve início a exploração da região em 1950.

A primeira família que tem se estabelecido no município foi a de Vitório Picolli, com o seu casal e mais 10 descendentes. A ocorrência desse fato foi no dia 20 de setembro de 1953. Outras primeiras famílias que chegaram foram a de Júlio Daltoé, Ângelo Cescon, Valdemiro Balestrin, Antonio Moscon, família Lazzarotto e outras.

O senhor Olímpio Dal Magro (que morava em São Miguel do Oeste) era responsável pelo gerenciamento na região, dos assuntos que interessavam à própria colonizadora, na qual se juntavam outros pioneiros e dois padres. A chegada de Olímpio Dal Magro ao lugar que é hoje a capital do município foi feita à custa de abertura do prolongamento de picada com o auxílio de instrumentos agrícolas como a foice e o facão. Na localidade denominada “Prateleira”, a missa foi celebrada pelos sacerdotes em homenagem ao padre José de Anchieta, daí surgiu a ideia que os religiosos tinham do nome do município.

Anchieta se desenvolveu rapidamente. Numa dezena de anos o então distrito foi elevado à categoria de município, por força da Lei nº 876, de 29 de março de 1963, desmembrando-se de Guaraciaba, tendo sido instalada no dia 10 de abril de 1963.

O Governo de Santa Catarina nomeou David Perin como seu primeiro prefeito. Elegeu-se o senhor Orestes Gheller como primeiro prefeito.

O município possui grande potêncial turístico, principalmente em esportes de aventura, com cerca de 40 cachoeira em todo município destacam-se na prática de canionismo o Cânio do Lado, Canion da Jaboticabeira de Cachoeiras no Rio Araçá.

Outra atividade em destaque no município é o voo livre, na cidade fica o Morro do Sol, local onde são realizados voos de parapente, atraindo turistas ao município.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Série B 2024: Serviço de jogo e promoções para Avaí x Goiás-GO

Vamos lotar a Ressacada com a Raça toda! Nesta segunda-feira (27), o Time da Raça tem um encontro marcado com

25/05/2024

Avaí e Rotary Clube Florianópolis assinam Termo de Cooperação

O instrumento jurídico tem por finalidade ampliar as ações conjuntas que as entidades já vêm realizando em prol da sociedade.

24/05/2024