Homenagem a Anita Garibaldi

Postado por: André Palma Ribeiro

O Avaí Futebol Clube homenageia no jogo diante do Marcílio Dias, neste sábado (28), a cidade de Anita Garibaldi. Os goleiros avaianos estarão vestidos com uma camisa especial em homenagem à cidade situada na região Serrana de Santa Catarina.

Anita Garibaldi é um município localizado a 173 quilômetros da capital Florianópolis. Possui uma população estimada em 8.623 habitantes e uma área de 587,768 Km².

O Município de Anita Garibaldi faz divisa com os municípios de Cerro Negro, Celso Ramos, Abdon Batista, Campos Novos e Pinhal da Serra.

É conhecida por cidade dos Lobos, título recebido da Assembleia Legislativa do Estado.

Agricultura
O Município de Anita Garibaldi tem sua economia baseada na agricultura, principalmente no plantio de milho, feijão, soja, fumo, moranga, morango, uva, dentre outros. A Pecuária deste município é bem consolidada com a criação de gado leiteiro e de corte.

Turismo
O município conta com grandes lagos formados por hidrelétricas, além de lindas cachoeiras e paisagens rurais.

História do Município de Anita Garibaldi
Conta a história que por volta de 1800 a região onde hoje está localizada Anita Garibaldi era rota de tropeiros dos estados vizinhos do Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Os poucos foi surgindo pequenos povoados, iniciando-se o comércio de mercadorias transportas pelos tropeiros e a troca por animais. Por esse motivo o local ficou conhecido por ” Rincão dos Baguais”.

No ano de 1900, chegaram famílias italianas que desbravaram as matas para o desenvolvimento da agricultura. Com a força de vontade das famílias, surgiram as primeiras iniciativas para o desenvolvimento da lavoura e a criação de gado.

Em 1912, em homenagem ao Governador do Estado, Hercílio Luz, os colonizadores que no local viviam deram o nome de Colônia Hercílio Luz.

O nome é uma homenagem à “heroína de dois mundos” – Anita Garibaldi, que por lá passou no ano de 1842. A fama desta guerreira ganhou o mundo e a simpatia da população local.

Emancipação Política
Ao longo de uma luta constante de seu povo Anita Garibaldi conseguiu sua Emancipação Política, sendo assim elevada à categoria de Município independente de Lages.

A busca pela emancipação aconteceu 1958 a 1960, quando a população já acreditava que poderia transformar Anita Garibaldi em município.

Através da Lei n°. 730 de 17 de junho de 1961, sancionada pelo Senhor Governador do Estado de Santa Catarina Celso Ramos, foi   criado o Município de Anita Garibaldi.

camisa anita garibaldi

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Série B: Arbitragem para Operário-PR x Avaí, pela 1ª rodada

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou a arbitragem para a partida Operário-Pr x Avaí, válida pela 1ª rodada do Campeonato

17/04/2024

Às vésperas de estrear na Série B, Leão faz treino tático e recebe apoio de torcedor ilustre

Às vésperas de estrear na Série B, o Avaí realizou um treino tático no gramado da Ressacada. Eduardo Barroca liderou