Homenagem a Anitápolis

Postado por: André Palma Ribeiro

Nesta sexta-feira (25), o Avaí continua a homenagear os municípios catarinenses. Diante do Bragantino, na Ressacada, pela 32ª rodada da Série B, os goleiros avaianos estarão com as camisas com imagens referente à cidade.

Anitápolis se encontra a aproximadamente 100 km de Florianópolis e pertence à região da Grande Florianópolis. Conforme último senso do IBGE, realizado em 2010, a cidade conta com aproximadamente 3.214 habitantes. Neste ano o município completa 52 anos no dia 29 de dezembro.

Histórico de Anitápolis

Anitápolis nasceu em 1907, entre rios, verdes, serras e lindos vales, quando o Governo Federal decidiu abrir um Núcleo Colonial para acolher imigrantes recém chegados da Europa, sua maioria alemães e italianos.

O núcleo colonial de Anitápolis constava de 32 secções, quase todas com nomes de Rios. Na época, foi muito difícil para quem deu início a colonização, era uma floresta imensa, “Um Mundo Verde”, como diziam os imigrantes. A agricultura era a maior fonte de renda, embora fosse o município muito acidentado topograficamente. Durante a 1ª Guerra, muitos imigrantes voltaram para a Europa, o que provocou o fracasso do Núcleo Colonial, mas também a abertura do Patronato Agrícola.

Anitápolis é mais uma cidade cujo nome homenageia a legendária guerreira Anita Garibaldi, a mulher que, na luta por seu ideal, após ativa participação na Guerra dos Farrapos, e, como conseqüência desta, na República Juliana, em sua terra, Laguna, no Uruguai, na Argentina e na Itália, morreu neste último país, com apenas 28 anos de idade. Assim, a “Heroína dos Dois Mundos”, tem em seu estado natal, dois municípios com nomes em sua homenagem.

A história do município prende-se fundamente à de Santo Amaro da Imperatriz, do qual foi desmembrado.Em 1917, era elevado à categoria de distrito, fato que, por certo, seria bem anterior, se muitos colonos descontentes com a topografia ingrata do município, não houvessem imigrado para outras plagas.

Anitápolis conquistou sua autonomia política, em 19 de dezembro de 1961, através da lei nº 789. A instalação da nova comuna, ocorreu em 29 de dezembro de 1961.

O Combate da Garganta

A Estrada da Garganta era a única ligação do Sul do Estado com a Capital Catarinense naquela época. Foi em outubro de 1930 que dando apoio a Getúlio Vargas, os revolucionários gaúchos tomaram o rumo para a capital do Estado. Civis e soldados da Força Pública de Santa Catarina entrincheiraram-se na Serra da Garganta para cercar os Revolucionários.

Naquele ponto estratégico desenvolveu-se um violento combate, com muitos mortos e feridos, a ultima batalha em território catarinense da “Revolução de 1930”. No local do Combate existe uma cruz de madeira e um marco homenageando os combatentes, buscando reavivar a memória do episódio e resgatar nossa história.

Compre a sua camisa de Anitápolis em: www.avaistore.net.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Avaí fecha parceria com Zé Delivery para benefícios ao sócio do Leão

O Avaí Futebol Clube fechou uma parceria com o maior aplicativo de entrega de bebidas do Brasil. Agora, os sócios

21/06/2024

Leão da Ilha reapresenta e se prepara para partida que vale a liderança da Série B

O Avaí se reapresentou nesta tarde de sexta-feira (21) e iniciou a preparação para o confronto contra o América Mineiro.