Homenagem a Araquari

Postado por: André Palma Ribeiro

A homenagem desta terça-feira, dia 13, no jogo contra o ASA, será para o município de Araquari, situado no Norte do Estado. A cidade, que está a 182 km de Florianópolis, completou 137 anos no dia 4 de abril deste ano. Os goleiros estarão vestidos com a camisa especial que trará a homenagem.

A história de Araquari

Como muitas cidades litorâneas do Estado de Santa Catarina, Araquari tem seu mito fundador vinculado ao processo de ocupação européia na América, já na primeira fase das grandes navegações. Por conseguinte, segundo informações obtidas nos documentos disponibilizados pela secretaria de cultura do município, sobre o surgimento do município, convencionou-se que a fundação europeia de Araquari situa-se 40 anos depois do descobrimento do Brasil.

O arraial do Parati, como era chamada a localidade, pertencia a então vila de Nossa Senhora das Graças do Rio São Francisco e foi elevada à categoria de freguesia (ou distrito) pela Lei Provindical Número 375, de 8 de junho de 1854. O território compreendido entre os rios Cubatão e Itapocú no município de São Francisco foi desmembrado da Paróquia de Nossa Senhora da Graça, para formar a Freguesia Senhor Bom Jesus do Parati. A Matriz da freguesia foi construída em terras doadas por Manoel Pereira Lima e sua mulher.

A emancipação política aconteceu no dia 5 de abril de 1876 e o primeiro prefeito, Francisco José Dias de Almeida foi empossado somente em 1887.

Em 1923, após muitos anos de vida autônoma, Paraty perdeu a condição de município e voltou a fazer parte de São Francisco do Sul. Durante este período Parati era administrada por um Conselho Municipal (espécie de Câmara de Vereadores), composto por cinco membros: Crispim Henrique Ferreira (presidente), Jovenal Pereira Walter, Hercílio Rosa, Onofre José Bernardes e Emílio Manoel Junior. Somente em 1925, o distrito voltou à categoria de Cidade.

De acordo com o Decreto Lei Nº. 941, de 31 de dezembro de 1943, passou a se chamar Araquari (“rio de refúgio dos pássaros”, em tupi-guarani), o nome foi dado em função do canal que serve de divisa entre os municípios de Araquari e São Francisco do Sul, em cujos banhados habitavam várias espécies de aves aquáticas, como biguás, garças, socós, gaivotas, e outros tipicamente terrestres como a araquã.

Em mapas antigos, o nome é grafado como Lecori, Ancori, Lencori, Aracoary e Araquari; a grafia exata provavelmente provém de “ará” – papagaio grande; “quara” ou “cuara”- buraco, garganta, refúgio e “y” – água.

No livro n° 1 de doação de sesmarias (1753-1806) do governo da capitania de Santa Catarina, encontramos a doação de “150 braças de terras a Manoel de Oliveira Cercal, no dia 30 de abril de 1806, no rio do Parati”. Portanto, presume-se ser o primeiro morador da região de Araquari a se estabelecer com propriedade, do qual se tem registro documental. Outros moradores requereram terras nos anos seguintes na região, considerando os nomes antigos dados à comunidade.

Confirmando a denominação de Paranaguá-Mirim, no início do século XIX, tem-se no ano de 1807: “No dia 23 de julho, a doação de terras, no total de 150 braças, de frente a José Antonio de Miranda no rio Paranaguá, no termo da vila de São Francisco.

Em 23 de junho de 1808 ocorre nova doação de terras junto ao rio Parati, desta feita, 200 braças de terras de frente, doadas a Sebastião Budal. Em 6 de outubro de 1813 ocorreu a doação de uma grande área de terra de frente para o rio Cubatão, totalizando 1.500 braças, que foi dada a Salvador Dias do Rosário. Estes dados indicam que as atuais terras do município de Araquari já estavam sendo ocupadas de forma sistemática no início do século XIX.”

População

A população do município registrada em 1866 era de 2.536 pessoas. Em 1970, eram 9.374 moradores; em 1996 eram 13.807 habitantes e, em 1998, a projeção do IBGE indicava como população rural 2.840 homens e 2.640 mulheres, totalizando 5.530 habitantes, correspondendo a 29% da população do município.

No mesmo censo, a população urbana apresentava 7.118 homens e 6.858 mulheres, totalizando 13.946 habitantes, representando 71% da população total de 19.504 habitantes.

No ano de 2000, a população do município era de 23.547, sendo 12.070 homens e 11.477 mulheres. Atualmente são 21.111 habitantes segundo a prefeitura do município, e esta população cresce muito pouco no verão, atingindo na alta temporada aproximadamente 22.500 pessoas.” Tais dados demonstram que a cidade não pode ser considerada como destino turístico de verão, no litoral norte catarinense.

Principais atividades econômicas

A principal atividade econômica de Araquari alicerçada na agricultura, com destaque para as culturas do arroz, da banana e, é claro, do maracujá – a que mais se destaca e caracteriza a cidade como a Capital Catarinense do Maracujá.

BMW construirá fábrica de automóveis

A Bayerische Motoren Werke AG (BMW), fabricante alemã de automóveis de luxo e motocicletas, construirá uma fábrica de automóveis na cidade de Araquari, no km 66 da Rodovia BR-101.5 A montadora alemã receberá financiamento de R$ 200 milhões da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), para se instalar no estado da Região Sul que ainda não tinha uma montadora. O crédito do Estado será para compra do terreno e construção da infraestrutura básica em Santa Catarina, e devolverá o valor em forma de impostos no prazo máximo de oito anos. A construção da fábrica começará em abril de 2013, e a expectativa é que a unidade entre em funcionamento no final de 2014.

A BMW deverá investir mais de 200 milhões de euros para construir a fábrica. Quando estiver em funcionamento, a montadora deverá gerar cerca de 1.500 empregos. Para o grupo BMW o mercado no Brasil tem grande potencial.6 A produção poderá chegar a 30 mil veículos por ano, dependendo da demanda do mercado. O primeiro modelo a ser produzido será o utilitário BMW X1, que tem feito muito sucesso no mercado alemão. A BMW fabrica automóveis e motocicletas em 29 cidades distribuídas em 14 países.

Adquira a camisa de Araquari

Mais de 110 cidades de Santa Catarina já foram homenageadas pelo Avaí Futebol Clube na camisa do goleiro. E você pode adquirir as camisetas das homenagens aos municípios catarinenses de forma personalizada! Para comprar a camisa de Araquari, basta clicar abaixo:

http://www.avaistore.net/linha-homenagens?category_name=linha-homenagens&noredirect=1&orderby=name&orderway=asc

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Blog da Gestão #12 – Grande Vitória

Olá, Nação Avaiana!  As camisas criadas para celebrar a grandeza da história do Avaí Futebol Clube chegaram! Dou essa notícia

24/02/2024

Orientações aos sócios participantes da Caravana Com a Raça Toda

Neste sábado (24/02), a Raça Toda vai ao estádio Heriberto Hülse, em Criciúma-SC, para acompanhar a partida Avaí x Brusque,

23/02/2024