Homenagem a Arroio Trinta

Postado por: André Palma Ribeiro

O município homenageado no jogo de domingo, frente ao Criciúma, no Sul do Estado, será Arroio Trinta. A cidade que fica no Oeste de Santa Catarina estará estampada na camisa dos goleiros avaianos.

Arroio Trinta tem 3.500 habitantes, segundo dados do IBGE. O município fui fundado em 15 de dezembro de 1961.

A história de Arroio Trinta

Em 1923 algumas famílias de agricultores de origem italiana tomaram o rumo da região Meio Oeste Catarinense, vindo principalmente da cidade de Treviso, Distrito de Urussanga, no Sul do Estado de Santa Catarina. Os primeiros a chegarem foram as famílias: Maroli, Massaroli, Nórdio, Baldo, Nava, Constantini, Terci, Rovaris e Magri.

Tudo era difícil, a viagem a pé até Urussanga, onde de trem rumo ao Porto de Imbituba, seguindo posteriormente de navio até o porto de São Francisco do Sul. Depois de dias de espera, outra viagem de trem com destino a Porto União e, desta cidade, mais um trecho de trem até Perdizes, atualmente Videira. Dali até a Encruzilhada o transporte era a pé, em carroças ou cavalos alugados.
Os filhos, os poucos pertences, o caminho difícil e desconhecido varando pelo sertão, em fim, o destino: Encruzilhada.

O lugar praticamente inabitado tinha o nome de Encruzilhada, por que ali cruzavam dois caminhos utilizados como trilhas pelos tropeiros. O nome Arroio Trinta veio depois. A origem deste nome é curiosa: “Arroio” significa rio pequeno, riacho.

No início da colonização, o alimento básico dos colonos era a Polenta e a moagem do milho mais próxima ficava há 18 km, na comunidade de Bom Sucesso. O percurso era feito a pé ou a cavalo, e por este percurso ser cheio de curvas, cruzavam um pequeno arroio por trinta vezes, arroio este que corta o centro da cidade e deságua no Rio São Bento. Dai o nome ARROIO TRINTA.

A emancipação

Quem viveu sabe. Na época as dificuldades não eram poucas. Não havia comunicação, nem transporte. O progresso parecia um sonho distante. Mas isso teve seu lado positivo, pois fez com que o povoado mantivesse suas características rurais, fortalecendo o amor pelas tradições.

E pela década de 1940, foram surgindo casas comerciais e pequenas indústrias, mudando o aspecto do lugar. Assim, o lugarejo foi tomando forma urbana, aumentando seu movimento até ser elevado à categoria de distrito do Município de Videira. A emancipação aconteceu em 15 de dezembro de 1961, quando o distrito, tornou-se município de Arroio Trinta.

Capital Catarinense da Cultura Italiana

Através da Cultura, reverenciamos nossos primeiros colonizadores, valorizando as tradições italianas. Afinal, aproximadamente 97% da população é formada por descendente de italianos.

Foi por isso que, no ano de 1990, com o apoio da Prefeitura Municipal, foi fundado o Centro de Tradições Italianas de Arroio Trinta, para resgatar, vivenciar e divulgar as tradições através de várias manifestações que orgulham o município: A Banda Musical, Teatro, Coral Infantil, Coral Adulto, Grupo de Cantos dos Nonnos, Grupo de Danças das Nonas, Grupo de Danças, Grupo de Danças Infantil, além da culinária típica italiana, língua italiana e a tradicional FESTIVITÀ ALL`ITALIANA.

A cultura na origem Italiana é assunto sério. Arroio Trinta foi a primeira cidade do mundo, fora da Itália, a incluir no currículo escolar a língua italiana como disciplina, ministrada desde o ensino médio até o fundamental em todas as escolas do Município. Atualmente o Município de Arroio Trinta possui 3.500 habitantes.

A foto que apresentamos é o portal de entrada do Município de Arroio Trinta, é considerado um dos fortes pontos turísticos do nosso município. A construção do Portal é uma réplica da Ponte de Rialto da Cidade de Veneza, na Itália.

 

 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

RH do Avaí contrata para a Central de Sócios

O Departamento de Recursos Humanos do Avaí Futebol Clube publicou na manhã desta quinta-feira (11), que está com processo seletivo

12/04/2024

Parabéns Federação Catarinense de Futebol pelos seus 100 anos

O Avaí Futebol Clube cumprimenta a Federação Catarinense de Futebol pela passagem do seu 100º aniversário de fundação (12/04). A entidade

12/04/2024