Homenagem a Arvoredo

Postado por: André Palma Ribeiro

O Avaí Futebol Clube homenageia no jogo diante do Marcílio Dias, neste domingo (22), a cidade de Arvoredo. Os goleiros avaianos estarão vestidos com uma camisa especial em homenagem à cidade situada no Oeste Catarinense.

Arvoredo é um município localizado a 523 quilômetros da capital Florianópolis. Possui uma população estimada em 2.276 habitantes e uma área de 90.71 km².
Arvoredo limita-se ao Norte com Xanxerê, ao Sul com Seara, ao Leste com Xavantina e ao Oeste com Chapecó e Xaxim.

O clima é Mesotérmico úmido, com verão fresco e temperatura média de 18,1°C, sendo um clima próprio para a agricultura. O relevo é formado por planaltos e planícies.  A altitude de Arvoredo é de 362 metros acima do nível do mar. A vegetação original de Arvoredo são cedro, angico, cabriúva e bracatinga. Uma das medidas utilizadas para recuperar a vegetação é reflorestar. O município conta com uma área de 400 hectares reflorestada com plantação de eucalipto.

Do Surgimento
Na década de 40, os “tropeiros” que conduziam gado e mercadorias do Noroeste do Rio Grande do Sul para o Sudoeste do Paraná passavam pela região Oeste de Santa Catarina e paravam para descansar em um local muito agradável cheio de árvores, com frutas, com espaço adequado para descanso do pessoal e do gado, com água abundante e de boa qualidade.

A partir das costumeiras paradas dos tropeiros, deu-se início a formação do povoado ao qual deram o nome de Arvoredo, formado por cidadãos gaúchos, de origem italiana.

Em 1960, a comunidade passou a categoria de distrito do Município de Seara.
Graças ao seu crescimento e desenvolvimento econômico, e à grande distância que o separava da sede do município, Seara, o distrito de Arvoredo buscou a emancipação político administrativa.

A Emancipação
O movimento para criar o Município de Arvoredo mobilizou lideranças das comunidades e exigiu muita luta e sacrifício por parte dos vereadores, e de todo povo arvoredense.

Em 31 de março de 1.991 aconteceu o plebiscito que teve quase que a totalidade da população votando a favor da emancipação.
A homologação da Assembleia Legislativa do estado ocorreu em 09 de janeiro de 1.992, através da Lei Municipal Nº 8.524.

 camisa arvoredo

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Parabéns Federação Catarinense de Futebol pelos seus 100 anos

O Avaí Futebol Clube cumprimenta a Federação Catarinense de Futebol pela passagem do seu 100º aniversário de fundação (12/04). A entidade

12/04/2024

Agora com datas de jogos divulgadas, Leão segue com a programação da Intertemporada

Em mais uma manhã de treino nesta sexta-feira (12), o Avaí seguiu com a programação da intertemporada para a Série