Homenagem a Braço do Trombudo

Postado por: André Palma Ribeiro

O Avaí Futebol Clube homenageia no jogo diante do Operário-MT, nesta quarta-feira (1º/04), a cidade de Braço do Trombudo. Os goleiros avaianos estarão vestidos com uma camisa especial em homenagem à cidade situada na região do Alto Vale do Itajaí.

Braço do Trombudo é um município localizado a 220 quilômetros da capital Florianópolis. Possui uma população estimada em 3.627  habitantes e uma área de 89,68 km².

O Município de Braço do Trombudo faz divisa com os municípios de Otacílio Costa, Pouso Redondo, Trombudo Central e Agrolândia.

HISTÓRIA

Entre os anos de 1.920 e 1.921, Braço do Trombudo recebeu seus pioneiros Alemães que se deslocaram de Blumenau e regiões vizinhas se aventurando a subir as margens do rio Itajaí – Açu.

As primeiras famílias desbravaram terras através de precárias trilhas entre as matas.

Nesta época, já havia ligação entre o planalto serrano e o litoral catarinense que passava por Braço do Trombudo, por estradas precárias, sendo inicialmente feito o transporte em lombo de animais, depois por carroceiros, até a chegada dos primeiros caminhões, que faziam suas paradas nos pontos estratégicos – km 10, km 15, km 20 e Serril.

O nome Trombudo originou-se do fato de que na região existiam muitas antas, cujas trombas, associadas ao formato do leito do rio que, em suas descidas formava imensas trombas, e pelo fato de que os colonos baseavam-se em fatos da natureza para denominar novos lugares, surgiram daí nomes como Barra do Trombudo, Trombudo Central, Trombudo Alto (Agrolândia) e Braço do Trombudo.

EMANCIPAÇÃO

O município foi emancipado através da Lei Estadual n.º 8.355, de 26.09.91 e sua instalação oficial deu-se em 01.01.93, sendo desmembrado do município de Trombudo Central, mas pertencendo aquela comarca.

 camisa braço do Trombudo

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Raça da Base disputam a 4ª rodada do Catarinense

Neste último fim de semana, as categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20 entraram em campo para a 4ª rodada do estadual.

15/04/2024

Evento de lançamento dos novos uniformes e inauguração do Espaço Leão da Ilha

Na próxima quarta-feira (17), o Avaí futebol Clube lança oficialmente os novos uniformes para a temporada 2024. Na oportunidade, também

15/04/2024