Homenagem a Campo Belo do Sul

Postado por: André Palma Ribeiro

A homenagem no jogo desta sexta-feira, dia 19 de setembro, contra o Ceará, em Fortaleza, vai para o município de Campo Belo do Sul. Os goleiros avaianos irão vestir uma camisa especial que retratará a cidade da região da Serra Catarinense. Campo Belo está a 283 km de Florianópolis e tem uma popualação estimada de 7,5 mil habitantes.

História de Campo Belo do Sul

O primeiro fogo populacional ocorre em meados do século XVIII, por volta da década de 1780. As famílias que desbravaram este sertão foram os “Borges do Amaral e Castro”. Cujos remanescentes ainda povoam este local.

A data de fundamentação burocrática da então fazenda como “freguesia de nossa senhora do patrocínio de baguáes” foi em 10 de maio de 1856, por lei provincial nº 420, que institui a freguesia. Sendo esta a verdadeira data de aniversário da cidade, que é mais antiga do que imaginava-se. A data de 03 de dezembro de 1961, foi a emancipação político-administrativo que fundamenta o território como município, pela lei estadual nº. 731, de 17 de julho de 1961.

Esta fazenda transformada em freguesia, possuiu outrora, duas invernadas: a invernada do socorro e a invernada dos gateados, hoje fazenda. A invernada do socorro hoje encontra-se dentro da área da fazenda florestal gateados.

A freguesia de baguáes no ano de 1862, possuía um contingente de 532 escravos negros, sendo 268 mulheres e 264 homens. O que explica a constituição de quilômetros de taipas espalhadas por toda a região. Como a exemplo de mais de 40 km de taipas apenas dentro da atual fazenda florestal gateados.

A cultura que permeia a sociedade é de origem autóctone segundo pesquisas atuais de arqueologia histórica, com vestígios de 7 mil anos, segundo historiadores e arqueólogos do instituto Anchietano de São Leopoldo–RS.

Atualmente sua população é de 7.486 habitantes segundo publicação do IBGE no diário oficial da união datado de 04/11/2010. Sendo 3.850 homens, 3.636 mulheres, tendo como população urbana 4.410 e com uma população rural de 3.076 habitantes.

Sua economia tem como base a cultura agrosilvopastoril, com destaque para a silvicultura da fazenda florestal gateados com a maior área reflorestada do sul do país.

Geograficamente o território é considerado como aparados da serra; com um povo cordial, acolhedor, hospitaleiro.

camisa campo belo do sul (2)

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Sócios aniversariantes ganhadores das camisas exclusivas mês de Fevereiro

Aconteceu na última semana, o sorteio dos sócios ganhadores das camisas exclusivas para sócios aniversariantes do Avaí Futebol Clube. O

20/02/2024

Sócios adimplentes ganhadores das camisas exclusivas mês de Fevereiro

Aconteceu na última semana, o sorteio dos sócios ganhadores das camisas exclusivas para sócios adimplentes do Avaí Futebol Clube. O

20/02/2024