Homenagem a Canelinha

Postado por: André Palma Ribeiro

O Avaí homenageia nesta terça-feira, dia 4 de novembro, no jogo diante do Oeste na Ressacada, o município de Canelinha. A cidade, localizada na região da Grande Florianópolis, estará estampada na camisa dos goleiros avaianos. Canelinha que fará 52 anos de emancipação política no dia 23 de dezembro. O município tem cerca de 11 mil habitantes.

Histórico

É conhecida como Cidade das Cerâmicas devido ao grande número de olarias, indústrias que movimentam boa parte da economia do município.

Canelinha também é conhecida por possuir, na localidade do Areão, a maior pista de motocross da América Latina. Este espaço, Motódromo Arthur Jachovicz, está sendo reformulado para manter também uma pista de automobilismo. Em 2009, Canelinha foi sede de uma das etapas do mundial de motocross.

Na localidade de Galera há um pico, o Morro da Pipa, ideal para prática de voo livre. Para quem gosta de tradições gaúchas, em Canelinha fica também a Fazenda Silva Neto, localizada no bairro do Moura, que anualmente, em setembro, apresenta rodeios nacionais muito movimentados. A principal festa da cidade, entretanto, é a Festa de Sant’Ana que anualmente, em julho, homenageia a padroeira do município.

Com a distribuição de sesmarias por todo o vale do Rio Tijucas, no final do século XVIII e início do século XIX, a preocupação do governo em desbravar e colonizar as terras até então inabitadas, gerou grande fluxo de aventureiros na região, subindo e descendo o rio Tijucas. Os portugueses (sobretudo, açorianos) foram os primeiros a habitar a região. Somente em 1875 chegam alguns italianos que se estabelecem, sobretudo, na localidade do Moura.

O povoado de Canelinha pertencia ao município de Tijucas. Passou a condição de distrito de Tijucas em 26 de janeiro de 1934. Em 23 de dezembro de 1962, pela lei n° 855, torna-se município. Seu primeiro prefeito foi o Sr. Bertoldo Manoel Cirilo.

camisa canelinha

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Blog da Gestão #12 – Que venha o mata-mata

Olá, Nação Avaiana. Vencemos e estamos classificados! Na tarde deste sábado (2) superamos mais um desafio e agora vamos com

03/03/2024

Avaí vence em Concórdia e avança no Catarinense 2024

Na próxima fase, o Avaí enfrenta o Joinville, em partidas de ida e de volta. A decisão (partida de volta)

02/03/2024