Homenagem a Coronel Freitas

Postado por: André Palma Ribeiro

Nesta terça-feira (01), no jogo entre Avaí e São Caetano, na Ressacada, a cidade homenageada nas camisas dos goleiros do Leão da Ilha será Coronel Freitas. O município localiza-se a 605 km da Capital e faz divisas com os municípios de Chapecó e Xaxim. Este ano, Coronel Freitas completa 52 anos no dia 6 de outubro. A cidade conta com aproximadamente 10.200 habitantes.

Histórico de Coronel Freitas

Segundo a lenda, no local havia um destacamento militar e um dos primeiros colonos a se instalarem, Ernesto Bertaso, quis homenagear o comandante da guarnição e desbravador, o coronel João José de Oliveira Freitas, dando seu nome à vila que se formaria.

O município de Coronel Freitas começou a ser colonizado em 1929, por famílias procedentes do Rio Grande do Sul. Foram atraídas pelas novas terras, grandes quantidades de erva-mate e principalmente pela possibilidade de extração de madeira que nas décadas de 1920 a 1950 eram abundantes na região. Com a colonização intensificada a partir da década de 30 a população cabocla que vivia no município acabou se deslocando para outras regiões.

A extração da madeira representou a base da economia nos primeiros tempos de colonização, transportada através de balsas via rio Uruguai com destino à Argentina. A diversidade de produtos agrícolas e agropecuários desenvolvidos nas terras, agora sem a madeira, colaborou para o crescimento das agroindústrias em toda a região Oeste Catarinense. Hoje a economia do município é desenvolvida na parceria realizada entre a agropecuária e as agroindústrias, além da grande quantidade de indústrias em todo o município.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Já classificadas, as Leoas finalizam a primeira fase do estadual diante do Tunense

As Leoas realizaram os treinos nesta semana para o confronto decisivo contra o Tunense, válido pela 6ª e última rodada

04/10/2024

Nota de pesar: Prof. Lúcio José Botelho (Ex-reitor da UFSC)

É com pesar que o Avaí Futebol Clube vem a público informar o falecimento do Prof. Lúcio José Botelho, ocorrido

04/10/2024