Homenagem a Coronel Martins

Postado por: André Palma Ribeiro

No importante jogo diante da Chapecoense, no sábado, dia 12, pela 29ª rodada da Série B, o município homenageado pelo Leão da Ilha de Santa Catarina será Coronel Martins. A cidade estará estampada nas camisas dos goleiros avaianos.
Coronel Martins fica a aproximadamente 600 km da Capital Catarinense, localizando-se no Oeste do Estado e, segundo último censo do IBGE em 2010, conta com 2.457 habitantes. Foi elevado à categoria de município no dia 30 de março de 1992. Em 2013, comemorou 21 anos.

Histórico da cidade de Coronel Martins
A primeira ocupação, denominada Tiburcio de Lima, foi de população cabocla, nativa brasileira, que vivia da lavoura, roças queimados e suínos soltos. A evolução do povoado, já denominado de Fazenda Pedra Branca, deu-se com a principal imigração, a italiana, e os alemães, de modo especial com a colonização em 1952.
O local ainda chamado de Pedra Branca do Saudades ou simplesmente Pedra Branca, iniciou sua história político-administrativo passando a categoria de 4º Distrito de Xaxim. O nome de Coronel Martins foi em homenagem à família Lustosa Martins, de Clevelândia PR, proprietária de muitas terras na região.
Mesmo que oficialmente tenha mudado de nome, o local sempre foi conhecido e carinhosamente chamado de Pedra Branca que passou a pertencer ao município de São Domingos em 1962.
Em 1992 foi criado o Município de Coronel Martins, pela Lei nº 8551 de 30 de março de 1992, desmembrando-se do Município de São Domingos.
A economia de Coronel Martins está baseada na exploração das atividades agropecuárias, que empregam 80% de sua população economicamente ativa. Destacam-se entre as atividades desenvolvidas a suinocultura integrada, o cultivo de lavouras temporárias de feijão, soja e milho.
Outras atividades produtivas como a piscicultura, laranja, erva-mate, reflorestamento, bovinocultura de leite e bovinocultura de corte são relativamente recentes na região e apresentam um crescimento significativo para o município.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Avaí aprova em primeira convocação plano de recuperação judicial e vai pagar dívidas históricas

Acordo permite ao clube dar continuidade ao projeto de reestruturação financeira O Avaí Futebol Clube conquistou um resultado histórico fora

22/02/2024

Chegaram todas as Camisas do Centenário para os sócios que têm direito

O Avaí Futebol Clube informa aos seus sócios que chegaram todas as Camisas do Centenário para os sócios que têm

22/02/2024