Homenagem a Gravatal

Postado por: André Palma Ribeiro

No jogo entre Atlético-GO e Avaí, nesta terça-feira (29), no Estádio Serra Dourada, o Leão continua a homenagear os municípios catarinenses e traz estampado nas camisas dos goleiros avaianos a cidade de Gravatal.

Gravatal é uma cidade do Sul Catarinense e se encontra a 159 km de Florianópolis. Conforme último senso do IBGE realizado em 2010, o município conta com aproximadamente 10.500 habitantes. Neste ano a cidade completará 52 anos em 20 de dezembro.

Histórico de Gravatal

O povoamento de Gravatal, como o da maior parte das cidades do sul do Estado, se deve ao deslocamento de moradores da Colônia de Santo Antônio dos Anjos da Laguna – a atual Laguna, que no passado abrangia toda a Região Sul.

Em 1842, João Martins de Souza, um dos fundadores de Gravatal, estabeleceu-se no local, fez grandes lavouras de mandioca e cana-de-açúcar, construiu dois engenhos e dois alambiques e abriu estradas. Entre 1880 e 1885, chegaram as primeiras famílias de imigrantes italianos e em 1910, os alemães.

Apesar da influência dessas etnias, a tradição açoriana dos primeiros colonizadores ainda é forte na cidade, tanto na arquitetura quanto nos hábitos populares. Gravatal foi elevada a município em dezembro de 1961. Suas terras férteis garantiam o suporte econômico através da agricultura, substituída pelo turismo a partir da descoberta das termas.

Compre a sua camiseta aqui:

http://www.avaistore.net/linha-homenagens?category_name=linha-homenagens&noredirect=1&orderby=name&orderway=asc&p=3

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Avaí vence o Sport-PE em Pernambuco e entra no G4

Na noite deste sábado (18), o Avaí enfrentou o Sport-PE em partida válida pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro Série

18/05/2024

Raça da Base: Sub-20 goleia o Inter de Lages em casa no estadual

Com gols de Cadu, Galvão, Ronaldy, Cananéia e Vitinho, o Leão da Ilha venceu por 5 a 0 o Inter

17/05/2024