A homenagem no jogo diante do Cruzeiro, neste sábado (31), no Estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva (Ressacada), será para o município de Guabiruba, localizado na região do Vale do Itajaí. Os goleiros avaianos estarão vestidos com uma camisa especial que retrata a cidade.
Guabiruba tem cerca de 21.800 habitantes e sua fundação aconteceu em 10 de junho de 1962. Em 2015, Guabiruba completou 53 anos. Os municípios limítrofes são: Blumenau, Botuverá, Brusque e Gaspar. A distância de Guabiruba até a capital Catarinense é de 110 quilômetros. Sua área territorial tem 173,591 km².
Guabiruba possui um setor têxtil forte e abriga grandes indústrias e empreendimentos, os quais fortalecem a economia.
A história de Guabiruba está entrelaçada com a de Brusque, que sob a direção do barão Maximilian von Schneeburg, fundador da nova colônia de Itajaí, a partir de 1860 trouxe os primeiros imigrantes alemães para a região. Posteriormente chegaram italianos, poloneses e austríacos. O desenvolvimento propiciou a vinda de novas famílias, culturas e tradições, que escolheram o município para construírem seu lar.
A criação do município ocorreu a partir da Resolução nº 238, de 28 de abril de 1962. Os termos da resolução foram ratificados pela Assembleia Legislativa, mediante a promulgação da Lei n° 821, de 7 de maio de 1962. A instalação oficial foi realizada em sessão solene no dia 10 de junho de 1962.