Homenagem a Iporã do Oeste

Postado por: André Palma Ribeiro

O Avaí irá homenagear o município de Iporã do Oeste no jogo contro o Oeste que marca a estreia na Série B 2013. O goleiro Diego estampará na camisa uma imagem especial do município que fica na Região Oeste de Santa Catarina.

A história de Iporã do Oeste

Colonizada a partir de meados de 1926 por imigrantes alemães e italianos, provindos do Rio Grande do Sul, o hoje município de Iporã do Oeste se destaca cada vez mais nos cenários regional, estadual e nacional. Com suas tradições, o povo que aqui viveu, passou, vive a habita as terras que já eram ricas em pinheiro araucária, mas que continuam férteis e de boa qualidade de água, Iporã do Oeste cresce a passos largos no campo e na cidade.

Sua história construída pelo suor e mãos trabalhadoras trilhou bons momentos, desde o início com a colonização, desmatamento, construção das primeiras casas, surgimento da primeira casa comercial, crescimento este que tornou o então povoado de Pinhal em distrito de Mondaí, passando a ser chamado então de Iporã, que em tupi-guarani significa “Água Boa”, em referência à qualidade e quantidade de água existente.

Com a elevação à categoria de distrito, os desbravadores, heróis que aqui trabalhavam e faziam desta terra sua casa, seu crescer e sua história, Iporã iniciava uma nova caminhada, olhando para o horizonte em busca de novos anseios e ideais. Foi assim que lideranças, sem olhar lado político, por diversas vezes não mediram esforços para tornar Iporã uma terra independente de Mondaí, transformando o distrito em município.
Várias foram as tentativas até que em meados dos anos 80, com mais força, união e determinação, iniciou então o movimento, que em 1988 e 1989, lograva êxito, transformando Iporã em município, passando-se então a chamar Iporã do Oeste. Foi assim que no dia 16 de abril de 1989, o povo foi às urnas eleitorais para eleger o primeiro prefeito municipal. Sua instalação oficial aconteceu no dia 1º de junho de 1989, com a posse oficial dos primeiros mandatários eleitos.

Hoje já ultrapassamos os 80 anos do início da colonização do que é atualmente o município de Iporã do Oeste, porém, ainda somos um município jovem, que no dia 1º de junho completa 24 anos de emancipação político-administrativa, porém, podemos dizer com orgulho, que estamos crescendo e muito. Já somos destaque em diversos segmentos, inclusive, apontados como um dos municípios que mais cresce e se desenvolve na região. Vários municípios com maior tempo de emancipação já foram alcançados em termos de progresso, outros já ultrapassados e tudo isso graças ao trabalho sério de um povo que faz de seu trabalho um orgulho, de seu suor uma motivação, do hoje um sonho e do amanhã uma meta a ser conquistada.

Atualmente, Iporã do Oeste tem sua economia concentrada na agricultura, porém, o comércio e a indústria têm participação fundamental no movimento econômico com a geração de empregos e renda.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Avaí é superado pelo Brusque em Criciúma

Em partida realizada na tarde deste sábado (24), o Avaí foi superado pelo Brusque, em Criciúma-SC, em disputa válida pela

24/02/2024

Blog da Gestão #12 – Grande Vitória

Olá, Nação Avaiana!  As camisas criadas para celebrar a grandeza da história do Avaí Futebol Clube chegaram! Dou essa notícia

24/02/2024