Homenagem a Ipuaçu

Postado por: André Palma Ribeiro

A homenagem do Avaí na rodada do final de semana será para o município de Ipuaçu, situado na Região Oeste de Santa Catarina. O goleiro Diego estampará em sua camiseta a imagem da Usina Hidrelétrica Quebra-Queijo, um dos símbolos da cidade. Ipuaçu que tem 6.802 habitantes, segundo o IBGE, e está a 580 km de Florianópolis. O município completou 21 anos em 2013.

A história de Ipuaçu

No início do século as terras eram cobertas de pinheiros nativos da Mata Atlântica. Além dos índios das Tribos Kaingangs e Guaranis, que já ocupavam a região, nessa época começaram a chegar os primeiros moradores procedentes do Paraná, na sua maioria de origem cabocla.

O nome tem origem Tupi Guarani que significa “Lajeado Grande” ou “Fonte Grande”, relacionado com o Rio Chapecó. O rio que passa rente à sede do Município também possui o nome de Lajeado Grande.

A cidade possui a população formada por brancos, negros, índios e mestiços. Os índios nativos, enquanto os demais, são migrantes.Os pioneiros chegaram a Ipuaçu no início dos anos 50 encontrando uma terra rica e coberta de pinheiros. Desenvolvendo assim a primeira atividade econômica a extração de madeira.

Com o passar do tempo as matas foram cedendo espaço para as lavouras e construções, surgindo atividades econômicas, tais como: agricultura, pecuária, avicultura, suinocultura e o comércio que são à base da economia do Município.

Os primeiros moradores do povoado foram: Venceslau Machado, José Hosório Pires,Valdomiro Rosa e outros, que se dedicavam a agricultura de subsistência. A primeira casa comercial, foi construída em 1956 por Dionísio Tomazze. Os primeiros professores foram Ana dos Santos Martins e Zeca Machado sendo ele o segundo Inspetor da região. As primeiras fazendas foram Aliti ,Pagnocelli e Giordani sendo que Bernardo Salomão e Julio Fumagalli eram os encarregados para cuidar das fazendas.

Em 1956 aconteceu um furacão que destruiu grande parte das matas. Surgiram então várias serrarias que aproveitaram a madeira e ainda derrubaram muitas florestas e pinhais.

Em 1958 Ipuaçu foi elevado à categoria de Distrito de Abelardo Luz. Em 9 de Janeiro de 1992, através da Lei nº 8.531, alterada pela Lei 8.561 de 30 de março de 1992, foi criado o município de Ipuaçu, desmembrado dos Municípios de Abelardo Luz e Xanxerê. Na instalação em 1º de Janeiro de 1993 foi empossado o primeiro Prefeito Arno de Andrade e Vice-Prefeito Luiz Antonio Serraglio.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Série B 2024: Serviço de jogo para Avaí x Santos-SP

Na Ressacada com a Raça toda! Nesta sexta-feira (26/03), o Time da Raça tem um encontro marcado com a Nação

Sócios aniversariantes ganhadores das camisas exclusivas mês de Abril

Aconteceu na última semana, o sorteio dos sócios ganhadores das camisas exclusivas para sócios aniversariantes do Avaí Futebol Clube. O