Homenagem a Ipumirim

Postado por: André Palma Ribeiro

O Avaí Futebol Clube homenageia no jogo diante da Chapecoense, nesta quinta-feira (12), o município Ipumirim-SC. Os goleiros avaianos estarão vestidos com uma camisa especial em homenagem à cidade situada no Meio Oeste de Santa Catarina.

Ipumirim teve sua emancipação em 07 de abril de 1963. Pertence a microrregião da AMAUC (Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense) e possui uma população estimada em 7.467 habitantes

Os Limites territoriais são: ao Norte, Faxinal dos Guedes, Ponte Serrada e Vargeão; ao Sul, Arabutã e Seara, a Leste: Lindóia do Sul e Concórdia, e a Oeste, Seara e Xavantina.

A história

Documentos históricos físicos como cerâmicas e artefatos em pedra comprovam que o território onde hoje está Ipumirim foi habitado por indígenas desde a proto-história.

Nos primeiros anos do século XX, o território às margens do Rio Irani era habitado por famílias caboclas.

No ano de l925, a Empresa Colonizadora Eberle-Mosele Ahrons & Cia. adquiriu da Companhia Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande (Brasil Development e Colonization Company), uma área de terra de mais ou menos 5.500 colônias de 10 alqueires a fim  de fundar a cidade de Concórdia e colonizar essas terras.

Naquela época, esta zona pertencia ao município de Limeira, mais tarde, Cruzeiro do Sul, hoje Joaçaba. Depois, com estas colônias, a Empresa Colonizadora iniciou a colonização com colonos vindos do vizinho Estado do Rio Grande do Sul, e alguns do próprio Estado de Santa Catarina.

Os lugarejos com nome de sede eram Pipoca, hoje Arabutã; Engenho Velho; Alto Alegre, hoje Presidente Kennedy; Cascalho; Nova Estrela e Sertãozinho.

Em l928, teve início a colonização oficial patrocinada pela Sociedade Territorial Mosele (Eberle – Ahrons & Cia Ltda). Com a chegada das primeiras famílias descendentes de imigrantes italianos, oriundas do Rio Grande do Sul, fundaram a Sede Harmonia. Adiante ll quilômetros, Sede Bonito aproxima geograficamente os “italianos gaúchos” remanescentes caboclos após o fim da Guerra do Contestado. Em l938, Harmonia foi elevada a categoria de Distrito do município de Concórdia.

Com o passar dos tempos, formaram um núcleo familiar recebendo o nome de Harmonia, e este foi crescendo, desenvolvendo-se, e mais tarde passou a  chamar-se Rio Branco e finalmente, em l946, passou  a ser chamado Ipumirim, que perdura até hoje.

Ipumirim deriva-se da língua tupi-guarani, que  significa Vale Pequeno, nome este dado por existir um riacho nas imediações de perímetro urbano da cidade. Ipumirim foi por muitos anos, distrito de Concórdia.

A emancipação de Ipumirim iniciou com o Projeto de Resolução nº 02/63, aprovado em 23.03.63 pela maioria de votos, e na data de 29.03.63, através da Lei nº 877, finalmente consolidou-se a criação definitiva do município de Ipumirim, sendo instalado no dia 07 de abril de l963.

camisa ipumirim

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Avaí/Kindermann é superado em casa pelo Santos

As Leoas entraram em campo nesta tarde de sábado (20), no Estádio Salézio Kindermann para enfrentar o Santos, em partida

20/04/2024

Avaí leva gol no fim e é superado em Ponta Grossa

Na noite desta sexta-feira (19), o Avaí fez a sua estreia no Campeonato Brasileiro Série B 2024. O Leão da

19/04/2024