Homenagem a Ipumirim

Postado por: André Palma Ribeiro

O Avaí Futebol Clube homenageia no jogo diante da Chapecoense, nesta quinta-feira (12), o município Ipumirim-SC. Os goleiros avaianos estarão vestidos com uma camisa especial em homenagem à cidade situada no Meio Oeste de Santa Catarina.

Ipumirim teve sua emancipação em 07 de abril de 1963. Pertence a microrregião da AMAUC (Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense) e possui uma população estimada em 7.467 habitantes

Os Limites territoriais são: ao Norte, Faxinal dos Guedes, Ponte Serrada e Vargeão; ao Sul, Arabutã e Seara, a Leste: Lindóia do Sul e Concórdia, e a Oeste, Seara e Xavantina.

A história

Documentos históricos físicos como cerâmicas e artefatos em pedra comprovam que o território onde hoje está Ipumirim foi habitado por indígenas desde a proto-história.

Nos primeiros anos do século XX, o território às margens do Rio Irani era habitado por famílias caboclas.

No ano de l925, a Empresa Colonizadora Eberle-Mosele Ahrons & Cia. adquiriu da Companhia Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande (Brasil Development e Colonization Company), uma área de terra de mais ou menos 5.500 colônias de 10 alqueires a fim  de fundar a cidade de Concórdia e colonizar essas terras.

Naquela época, esta zona pertencia ao município de Limeira, mais tarde, Cruzeiro do Sul, hoje Joaçaba. Depois, com estas colônias, a Empresa Colonizadora iniciou a colonização com colonos vindos do vizinho Estado do Rio Grande do Sul, e alguns do próprio Estado de Santa Catarina.

Os lugarejos com nome de sede eram Pipoca, hoje Arabutã; Engenho Velho; Alto Alegre, hoje Presidente Kennedy; Cascalho; Nova Estrela e Sertãozinho.

Em l928, teve início a colonização oficial patrocinada pela Sociedade Territorial Mosele (Eberle – Ahrons & Cia Ltda). Com a chegada das primeiras famílias descendentes de imigrantes italianos, oriundas do Rio Grande do Sul, fundaram a Sede Harmonia. Adiante ll quilômetros, Sede Bonito aproxima geograficamente os “italianos gaúchos” remanescentes caboclos após o fim da Guerra do Contestado. Em l938, Harmonia foi elevada a categoria de Distrito do município de Concórdia.

Com o passar dos tempos, formaram um núcleo familiar recebendo o nome de Harmonia, e este foi crescendo, desenvolvendo-se, e mais tarde passou a  chamar-se Rio Branco e finalmente, em l946, passou  a ser chamado Ipumirim, que perdura até hoje.

Ipumirim deriva-se da língua tupi-guarani, que  significa Vale Pequeno, nome este dado por existir um riacho nas imediações de perímetro urbano da cidade. Ipumirim foi por muitos anos, distrito de Concórdia.

A emancipação de Ipumirim iniciou com o Projeto de Resolução nº 02/63, aprovado em 23.03.63 pela maioria de votos, e na data de 29.03.63, através da Lei nº 877, finalmente consolidou-se a criação definitiva do município de Ipumirim, sendo instalado no dia 07 de abril de l963.

camisa ipumirim

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Iniciadas as obras de instalação da iluminação no campo sintético do CFA

O campo 03 do Centro de Formação de Atletas João Nilson Zunino terá iluminação para treinos e jogos noturnos. A

18/11/2025

NOTA DE ESCLARECIMENTO: conduta racista e xenófoba na partida Avaí x Remo

O Avaí Futebol Clube reitera seu posicionamento de repúdio inequívoco e total à conduta racista e xenófoba manifestada por uma

17/11/2025