Homenagem a Itapiranga

Postado por: André Palma Ribeiro

O jogo contra o Criciúma será marcado pela homenagem ao município de Itapiranga que fica na região do Extremo Oeste de Santa Catarina. A cidade, que faz divisa com o Rio Grande do Sul e com a Argentina, tem 15.430 habitantes e está distante 800 km de Florianópolis. Os goleiros avaianos vestirão a camisa com símbolos de Itapiranga.

A história de Itapiranga

Itapiranga foi fundada por volta de 1920 por colonos católicos, teutófonos da chamada Altkolonie, a região do estado do Rio Grande do Sul inicialmente colonizada por alemães da região montanhosa do Hunsrück e outras regiões da Alemanha, começando em 1824. Portanto, a língua principal do município até algumas décadas atrás foi o dialeto alemão brasileiro Riograndenser Hunsrückisch, quando este foi substituído, pela maioria dos seus habitantes, pela língua nacional, o português. Itapiranga tem um histórico similar ao de muitas comunidades no noroeste do Rio Grande do Sul. Em anos mais recentes, vem crescendo o interesse em proteger este regionalimo linguístico; para tal, estão surgindo textos nesta língua, que, até recentemente, permaneceu praticamente ágrafa.

O linguista brasileiro Cléo Vilson Altenhofen nasceu e cresceu em Harmonia, no Rio Grande do Sul, e o dialeto Hunsrückisch é sua língua materna ancestral. Em 2006, Cléo Vilson Altenhofen e a linguista Jaqueline Frey, natural de Itapiranga, também falante nativa do dialeto regional, compuseram um texto que ele proferiu perante o Congresso Nacional do Brasil, reivindicando melhores políticas públicas para com as línguas minoritárias do país. Segue um segmento de sua palestra: … in mein Gemeind in Itapiranga, Santa Catarina, hott’s eenfach net die Chance gebb, in de Schul Deitsch se lenne – ich menne hiemit Hochdeitsch … / “… infelizmente não havia a oportunidade de aprender alemão na escola – aqui me refiro ao Hochdeutsch … “

A base da economia, que já foi calcada na extração da madeira, é, hoje, a agropecuária e a agricultura, com destaque para o cultivo de milho, fumo e feijão, além da criação de aves, suínos e gado de leite. A diversificação econômica se firma com a instalação de indústrias e a exploração do turismo: durante a Oktoberfest (por sinal, Itapiranga é o berço nacional da mesma), a população de Itapiranga triplica (3 vezes mais pessoas).

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Raça da Base joga diante do Criciúma pela 2ª rodada do estadual

As categorias Sub-15 e Sub-17, viajaram até o sul do estado para enfrentar o Criciúma no returno do Campeonato Catarinense.

29/05/2024

Série B: Números na história de Avaí x Ituano-SP

Na história: De acordo com o pesquisador e historiador oficial do Avaí Futebol Clube, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e Ituano-SP

29/05/2024