Homenagem a Jaborá

Postado por: André Palma Ribeiro

O Avaí homenageia nesta terça-feira (12), no jogo diante do América-MG, o município de Jaborá. Os goleiros avaianos estarão vestidos com uma camisa especial que trará uma imagem da cidade. O município de Jaborá fica na região do Meio Oeste de Santa Catarina, próximo a Concórdia e Joaçaba.

Histórico de Jaborá

Tem como municípios vizinhos: Catanduvas, Irani, Ouro, Presidente Castello Branco, Joaçaba e Concórdia. Está a uma altitude de 674 metros acima do nível do mar e possui área de 191km². Seu clima é mesotérmico úmido, com verão quente e temperatura média de 17ºC.

Sua origem remonta aos anos de mil novecentos e vinte, quando descendentes de imigrantes italianos que moravam na serra gaúcha vieram para Santa Catarina motivados pela fertilidade das terras e dos imensos pinheirais de araucária que cobriam a região. Os vizinhos que tinham vindo antes ajudavam os recém-chegados, mantinham uma grande amizade, pois muitos se conheciam ainda no Rio Grande do Sul.

E foi assim, trabalhando, uns ajudando aos outros, com bravura e arduamente, que abriram estradas onde antes havia apenas picadas e enfrentaram até onças enquanto roçavam. Primeiramente construíram uma casa de madeira simples para poderem morar. Depois, trabalharam de sol a sol, derrubando mato para fazer roças de milho, feijão, trigo. Antes de qualquer coisa, lutaram e trabalharam para conseguir o sustento da família.

E foi com a esperança aliada à vontade de fazer, o sonho aliado ao desejo de prosperar e a força encontrada na luta diária para enfrentar todas as adversidades, desafios e dificuldades que surgiu um povo com a notória característica de ser guerreiro, amigo e solidário. Na bagagem, trouxeram junto a música, a alegria, a farta gastronomia, os costumes, a religiosidade e o jeito especial de bem receber e de sempre ajudar uns aos outros…

O tempo passou e essas características permanecem. Temos orgulho de dizer sobre nossas origens, porque nossa essência permanece inalterada. A maior parte da população de Jaborá se mantém na área rural e a agricultura é o seu forte. A maioria das propriedades rurais possuem chiqueirões ou aviários integrados a empresas do ramo alimentício. Também há no município cabanhas de gado leiteiro e outro ponto forte da economia é a extração da erva-mate.

Temos empresas de pequeno e médio porte cujas marcas são conhecidas regional, estadual e até nacionalmente. Temos orgulho de nossa produção e do valor que agregamos aos nossos produtos: qualidade em primeiro lugar! A tecnologia faz parte de nosso cotidiano, é uma forte aliada e nossos princípios de boa convivência na comunidade também imperam nos ambientes de nossas empresas, prezando sempre pela harmonia e qualidade de vida: somos acolhedores, autênticos, atenciosos, bem-informados e envolvidos. Reza a lenda que quem toma das águas do Rio Bonito sempre volta. Quem por aqui passa, guarda sempre as melhores lembranças.

A lembrança de uma gente simples e hospitaleira, dos costumes passados de geração para geração, da tranquilidade em bem viver, da alegria em acolher, das belas paisagens, da forte religiosidade que, aliada ao senso cooperativo e à vontade de fazer, típicos do jaboraense, produziram suas maiores relíquias: o Prédio Histórico do Antigo Juvenato São Pascoal e a Igreja Matriz de São Roque. Ambos foram construídos pela própria população. E em 2012, a Igreja passou por uma ampla reforma, novamente através de um grande mutirão no qual cada paroquiano colaborou com doações e promoções para arrecadar a quantia necessária para o investimento. Assim é Jaborá e essa é a identidade de seu povo: amigo, solidário…

Nossas crianças crescem em um ambiente saudável, longe da violência, em contato e harmonia com a natureza, com uma educação privilegiada.
Nossos jovens, que iniciaram sua vida acadêmica em escolas do município, traçam seu futuro buscando formar-se nas melhores universidades do Estado. Com seus ideias e sonhos marcam de forma decisiva a vida deste município e contribuem para o seu crescimento econômico e social.

Nossos idosos têm uma excelente expectativa de vida, desfrutando de sossego e tranquilidade. Realizam atividades recreativas, culturais e estão sempre contribuindo com nossa história.

Jaborá é um lugar bonito, bom para se viver e viver com qualidade. Afinal, o que vale mesmo é a vida feliz. Aqui nós temos tudo o que precisamos: temos escolas, alimentação saudável, trabalho, esporte, lazer, boa infraestrutura, saúde, e, acima de tudo, temos PAZ!

 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Catarinense 2024: Números na história de Avaí x Barra-SC

Na história – De acordo com o pesquisador e historiador oficial do Avaí Futebol Clube, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e

27/02/2024

Catarinense 2024: Arbitragem para Avaí x Barra-SC

A Federação Catarinense de Futebol divulgou a arbitragem para a partida Avaí x Barra-SC, válida pela 8ª rodada (atrasada) do

27/02/2024