Homenagem a Lauro Muller

Postado por: André Palma Ribeiro

A homenagem do clube no jogo desta quarta-feira, dia 27, diante do Guarani, em Palhoça, será para o município de Lauro Muller. A cidade do Sul do Estado estará estampada na camisa do goleiro Diego com a imagem da Serra do Rio do Rastro.

Lauro Muller está a 188 km de Florianópolis, no Sul do Estado, e tem 14.426 habitantes segundo dados do IBGE. O município completa 57 anos de história em 2013.

A história de Lauro Muller

Apesar do nome em alemão, o município foi colonizado por italianos no final do século XIX. Em 1827 se deu o início da exploração do carvão mineral, sendo até hoje uma das maiores geradoras de emprego do município, porém essa economia só se desenvolveu com a chegada dos imigrantes italianos no final do século.

João Leonir Dall’Alba registra: “Retirado, fora do caminho das tropas, os primeiros mineiros acamparam, à margem do rio, na foz do Passa Dois, e chamaram o lugar de Bom Retiro. Chamou-se também de Arraial da Mina. Quando os ingleses deram em trabalhar, portanto, depois de 1885, deu-se-lhe o nome de Minas dos Ingleses. Mais comumente, o topônimo era mesmo Minas. Em 25 de setembro de 1905 a estação das Minas recebe o nome do estadista Lauro Müller, nome dado pelo engenheiro Álvaro Marcondes dos Reis. Talvez a primeira construção no local da cidade atual tenha sido a estação ferroviária, construída de pedras pelo imigrante italiano Uliano Batista, em 1883, mas inaugurada em 1 de outubro de 1885.”

 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Avaí leva gol no fim e é superado em Ponta Grossa

Na noite desta sexta-feira (19), o Avaí fez a sua estreia no Campeonato Brasileiro Série B 2024. O Leão da

19/04/2024

Série B 2024: Confira o Guia da Partida Operário-PR x Avaí

Já está disponível o Guia da Partida para a disputa diante do Operário-PR, válida pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro

19/04/2024