Homenagem a Macieira

Postado por: André Palma Ribeiro

Macieira é o município catarinense que será homenageado pelo Avaí no jogo desta sexta sexta-feira (23) diante do Boa Esporte, em Minas Gerais. Os goleiros avaianos estarão vestidos com uma camisa especial que irá retratar a cidade que fica na região Oeste de Santa Catarina. Macieira está a 448 km de Florianópolis e tem cerca de 2 mil habitantes.

Histórico de Macieira

Os antecedentes históricos de Macieira têm por marco a chegada de jagunços, por volta de 1900, únicos habitantes do lugar, que lidavam com plantação de milho, feijão e trigo.

Mais tarde, em torno de 1935, vieram algumas famílias de imigrantes italianos e alemães como: Raimundo Mendes, José Colombo, José Augusto Royer, Francisco Schuh, vindos do Rio Grande do Sul e posteriormente de Urussanga e Lages.

A origem do nome Macieira prende –se ao fato de os colonizadores construírem suas casas perto de três enormes e vistosos pés de maçãs. Casas de estilo exótico parecido com paióis, por esse fato o povoado era conhecido por Paiol de Macieira.

Em 1952, Macieira tornou –se Distrito de Caçador, localizando – se a uma distancia de 48 km da sede,, o que dificultava a sua manutenção. A comunidade crescia e as dificuldades também . Em 1972, nascia o movimento popular para formar um novo Município, seguir seu próprio caminho, a fim de suprir sua deficiência e dificuldade .

De 1972 a 1992, foram organizadas comissões, compostas de pessoas da comunidade, com o propósito de Emancipar o Distrito. Exatamente no dia 30 de março de 1992, através da Lei nº 8.560 fica criado o Município de Macieira, desmembrado do Município de Caçador.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Sócios têm descontos nos Postos Galo

Nesta quarta-feira (28/02), o Time da Raça tem um encontro marcado com a Nação Avaiana! A bola vai rolar às

26/02/2024

Serviço de jogo para Avaí x Barra-SC

Nesta quarta-feira (28/02), o Time da Raça tem um encontro marcado com a Nação Avaiana! A bola vai rolar às

26/02/2024