Homenagem a Matos Costa

Postado por: André Palma Ribeiro

O Avaí Futebol Clube homenageia no jogo diante do Metropolitano, na quinta-feira (19), o município Matos Costa-SC. Os goleiros avaianos estarão vestidos com uma camisa especial em homenagem à cidade situada no Planalto Norte Catarinense.

Matos Costa é um município localizado a 450 quilômetros da capital Florianópolis. Possui uma população estimada em 2.838 habitantes, tendo uma área total de 432 km2.

Seu clima é mesotérmico úmido, com verão ameno e inverno rigoroso. A temperatura média é de 15,1ºC. As cidades próximas são: Porto União-SC, Calmon-SC, Caçador-SC e General Carneiro-PR.

A história
O município surgiu por volta de 1875 com o nome de São João dos Pobres. Cresceu a partir de 1910 com a chegada da Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande, cuja Estação local, São João, foi destruída por um incêndio durante a Guerra do Contestado. O nome atual (dado à estação em 1938) é uma referência ao capitão João Teixeira de Matos Costa, trucidado na repressão aos rebeldes que abraçaram a causa do Contestado.

Em 09 de maio de 1910, instalou-se o Distrito de São João, Comarca de União de Vitória, Estado do Paraná. Esta região era na época contestada a linha divisória entre os Estados do Paraná e Santa Catarina. Santa Catarina foi vitoriosa. A vila de São João mais tarde passou a chamar-se São João dos Pobres distrito de Porto União.

Em 1912 iniciou-se o movimento dos fanáticos, os quais atacaram sem piedade a Vila São João dos Pobres e no ano de 1914 ocorreu a morte do Capitão João Teixeira de Matos Costa, numa tocaia planejada pelos fanáticos.

Em 15 de Setembro de 1917, através da Resolução nº 37 a vila de São João dos Pobres passou a Distrito e, com a construção da nova Estação Ferroviária em homenagem ao Capitão morto pelos fanáticos, São João dos Pobres passou a denominar-se Matos Costa.

A 23 de Abril de 1962, pela Lei Estadual nº 819, foi criado o Município de Matos Costa e a 22 de Julho foi o mesmo instalado oficialmente. Em 08 de Junho de 1962 o Governador do Estado Sr. Celso Ramos, nomeou o Prefeito Provisório do Município Sr. Antonio Maciel de Araújo e em 01 de Fevereiro de 1963, foi empossado o primeiro Prefeito Eleito do Município Sr. Sebastião Carneiro, juntamente com o legislativo municipal composto pelos seguintes vereadores: Mauro Novacki, Lyzandro Tabalipa, Leonidas Drissen, Germano Slomski, Nelson Scheffer, Jorge Weber Filho e Dario Carneiro.

camisa matos costa

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Avaí/Kindermann é superado em casa pelo Santos

As Leoas entraram em campo nesta tarde de sábado (20), no Estádio Salézio Kindermann para enfrentar o Santos, em partida

20/04/2024

Avaí leva gol no fim e é superado em Ponta Grossa

Na noite desta sexta-feira (19), o Avaí fez a sua estreia no Campeonato Brasileiro Série B 2024. O Leão da

19/04/2024