Homenagem a Monte Carlo

Postado por: André Palma Ribeiro

A homenagem no jogo desta terça-feira (07), contra o ABC, no estádio Frasqueirão, em Natal-RN, vai para o município de Monte Carlo. Os goleiros avaianos irão vestir uma camisa especial que retratará a cidade da região do Planalto Sul Catarinense. Sua população é de 9.604.

A história relata que no ano de 1850 chegou a região onde hoje está localizado o município de Monte Carlo, o Sr. Joaquim Correa de Mello e sua família, vindos do Campo do Tenente, no Paraná. Com descendência portuguesa e nascido no Rio Grande do Sul, ele adquiriu a Fazenda Velha do Espinilho.

Na década de 40, aconteceu a chegada das primeiras empresas madeireiras instaurando um ciclo de desenvolvimento à região. A principal indústria veio da vizinha Tangará, trazida pela família Pisani.

Para tocar a serraria, os Pisani trouxeram funcionários de outras cidades próximas. Aos poucos, a empresa madeireira passou a construir casas para os trabalhadores, e a cidade foi sendo formada. Surgiram novos negócios, como armazéns, açougues, oficinas mecânicas, cartórios, farmácias de serviços, e foram realizados investimentos em infra-estrutura escolas, ruas, bairros, usina hidrelétrica, aeroporto, meios de comunicação e transporte, igreja, associações.

O nome Monte Carlo tem origem na visita do Sr. Carlos Pisani ao Principado de Mônaco, na Europa, onde está localizada a cidade de Monte Carlo. Seu entusiasmo foi tão grande que a população resolveu, para homenageá-lo, trocar a denominação Espinilho por Monte Carlo.

Em 1963, a localidade foi declarada 12º Distrito de Campos Novos. Emancipou-se politicamente em 26 de setembro de 1991, e a instalação administrativa do município ocorreu em 1º de janeiro de 1993.

Monte Carlo está dentro do espaço territorial que se chamou de Região do Contestado, palco de disputa de terras entre Paraná e Santa Catarina, encerrada em 1916. O local foi base para concentração de forças militares para o 2º ataque a Taquaruçu, em 1913, durante a Guerra do Contestado (1912 , 1916)  movimento social que se transformou em conflito armado entre forças militares e a população revoltada liderada por caboclos.

Por estar situada no caminho entre Campos Novos e Taquaruçu, Espinilho era caminho para os secretários do monge José Maria. Na localidade da Vila Arlete, encontra-se uma nascente de água tida como benta e considerada de propriedades curativas pela população por ter sido abençoada pelo monge João Maria, antecessor de José Maria.

Dados do Município

Prefeito(a): MARCOS NEI CORRÊA SIQUEIRA
Microrregião: Microrregião do Planalto Sul de Santa Catarina
Aniversário: 26/09
Habitantes: 9.604
Eleitores: 7.198
IDH: 0.643
PIB: 109.589.671,00
Distância da Capital Catarinense: 357 km

Aspectos Geográficos

ÁREA TOTAL
Sua Área é de 163 km² representando 0.1707% do Estado, 0.0289% da Região e 0.0019% de todo o território brasileiro.

CLIMA
Monte Carlo possui clima temperado úmido com as quatro estações bem definidas. A temperatura média anual varia de 15º C à 19º C, com frequentes temperaturas negativas e geadas, caracterizando um inverno rigoroso.
A precipitação média anual varia de 1600 a 2400 mm.

Fonte e outras informações: www.montecarlo.sc.gov.br

camisa monte carlo

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Avaí é superado pelo Brusque em Criciúma

Em partida realizada na tarde deste sábado (24), o Avaí foi superado pelo Brusque, em Criciúma-SC, em disputa válida pela

24/02/2024

Blog da Gestão #12 – Grande Vitória

Olá, Nação Avaiana!  As camisas criadas para celebrar a grandeza da história do Avaí Futebol Clube chegaram! Dou essa notícia

24/02/2024