O Avaí Futebol Clube homenageia no jogo diante do Guarani, neste sábado (14), a cidade de Paial. Os goleiros avaianos estarão vestidos com uma camisa especial em homenagem à cidade situada no Oeste Catarinense.
Paial é um município localizado a 580 quilômetros da capital Florianópolis. Possui uma população estimada em 1.668 habitantes e uma área de 85.76 km².
O município de Paial conta com um legado cultural muito grande. A origem do nome se dá em duas versões distintas: a primeira diz que Paial tem sua origem ligada a caçadores gaúchos que vinham para este local caçar e se abrigavam em um paiol coberto de palhas de guaricangas próximo ao lajeado tapera. Devido as várias miscigenações e pronuncias incorretas, denominaram este local de Paial.
A segunda diz que no início da colonização, havia um agrimensor denominado Bayer, o qual foi morto. Devido as miscigenações e dificuldades de pronuncia, surgiu: Baiel, Paiel, Paial.
No início de 1924, fundou-se o primeiro povoamento com o imigrante Pritch que se estabeleceram nas proximidades de lajeado Tatu formando-se uma colônia coletiva de alemães vindos do Rio Grande do Sul sendo um total de 30 famílias, não se adaptando ao trabalho agrícola, revoltaram-se pela falta de alimentos, atearam fogo em suas choupanas abandonando o local, tomando destinos diferentes.
Em 1929 Guilherme Frederico Bender comprou diversas colônias de terras da empresa colonizadora Luce Rosa & Cia nas proximidades do lajeado Tapera, Goiabal e Rio Irani.
No final do ano de 1930 Guilherme Frederico Bender veio reconhecer suas terras, pois foi informado que estava ocorrendo retirada de madeira não autorizada de suas terras e comercializadas com a Argentina através de balsas durante as cheias do Riu Uruguai.
Após um mês, retornou a cidade de não me toque. Loteando a sua reserva confirmando o nome de Paial, o qual já era conhecido na Região.
Em 1938 Guilherme Frederico Bender acaba falecendo e seu filho inicia a venda de terras para imigrantes do Rio Grande do Sul. Em 1940 chegam os primeiros moradores.