O Avaí homenageia nesta terça-feira, dia 10, na partida diante do Guaratinguetá, o município de Papanduva. Os goleiros avaianos entrarão em campo vestindo uma camisa especial com imagens da cidade.
A população estimada de Papanduva é de aproximadamente 18 mil habitantes, A cidade está localizada na região Norte de Santa Catarina e está a uma distância de 357 km de Florianópolis. O município completou 60 anos em 11 de abril.
Histórico de Papanduva
A cidade teve seu início por volta do Século 18, com a intensa passagem dos tropeiros gaúchos que utilizavam o famoso Caminho das Tropas para transportar muares do Rio Grande do Sul até São Paulo.
Os tropeiros utilizavam a região como ponto de descanso para a longa viagem. A preferência se dava pela existência de um tipo de pastagem chamada papuã e apelidavam de papanduva, o que acabou gerando o nome do município.
Por volta de 1828, os primeiros moradores, procedentes do Paraná, estabeleceram-se no município, dedicando-se à economia da pecuária, da agricultura de subsistência e principalmente do extrativismo vegetal da erva-mate.
Mas a colonização, propriamente dita, começou em torno de 1880, com os imigrantes ucranianos e poloneses, durante o Segundo Reinado. Papanduva também sofreu as consequências da Questão de Palmas e da Guerra do Contestado.
Em 1917, era distrito de Canoinhas e a Lei Estadual nº 133, de 30 de dezembro de 1953, elevava o distrito à categoria de município. A nova comuna foi instalada em 11 de abril de 1954.