Homenagem a Papanduva

Postado por: André Palma Ribeiro

O Avaí homenageia nesta terça-feira, dia 10, na partida diante do Guaratinguetá, o município de Papanduva. Os goleiros avaianos entrarão em campo vestindo uma camisa especial com imagens da cidade.

A população estimada de Papanduva é de aproximadamente 18 mil habitantes, A cidade está localizada na região Norte de Santa Catarina e está a uma distância de 357 km de Florianópolis. O município completou 60 anos em 11 de abril.

Histórico de Papanduva

A cidade teve seu início por volta do Século 18, com a intensa passagem dos tropeiros gaúchos que utilizavam o famoso Caminho das Tropas para transportar muares do Rio Grande do Sul até São Paulo.

Os tropeiros utilizavam a região como ponto de descanso para a longa viagem. A preferência se dava pela existência de um tipo de pastagem chamada papuã e apelidavam de papanduva, o que acabou gerando o nome do município.

Por volta de 1828, os primeiros moradores, procedentes do Paraná, estabeleceram-se no município, dedicando-se à economia da pecuária, da agricultura de subsistência e principalmente do extrativismo vegetal da erva-mate.

Mas a colonização, propriamente dita, começou em torno de 1880, com os imigrantes ucranianos e poloneses, durante o Segundo Reinado. Papanduva também sofreu as consequências da Questão de Palmas e da Guerra do Contestado.

Em 1917, era distrito de Canoinhas e a Lei Estadual nº 133, de 30 de dezembro de 1953, elevava o distrito à categoria de município. A nova comuna foi instalada em 11 de abril de 1954.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Avaí se reapresenta e inicia preparação para enfrentar o Ituano

O Avaí se reapresentou nesta tarde de quarta-feira (29). O Leão iniciou a preparação para o confronto contra o Ituano

Central de Sócios fechada no feriado

Informamos que a Central de Sócios estará fechada para atendimento nos dias 30 e 31/05 e 1°/06, retornando ao expediente

29/05/2024