Homenagem a Paulo Lopes

Postado por: André Palma Ribeiro

No jogo do próximo sábado, dia 9, contra o Atlético Hermann Aichinger, em Ibirama, o Avaí irá homenagear mais uma cidade da região da Grande Florianópolis. Desta vez, o município em evidência é o de Paulo Lopes que estará estampado na camisa do goleiro Diego.

Paulo Lopes fica a 55 km da Capital Catarinense e tem 6.692 habitantes, conforme dados do IBGE. A cidade completa 52 anos de existência em 2013.

A história de Paulo Lopes

O fundador da cidade foi o imigrante açoriano Paulo Lopes Falcão, que se estabeleceu na região por volta de 1800. Com a ajuda dos índios carijós, ele passou a cultivar milho e a produzir farinha de mandioca. Mais tarde, migrantes vindos de São Paulo se uniram ao pequeno núcleo populacional que havia surgido.

Em 1890, foi criada a Freguesia de Paulo Lopes. Porém, durante muitos anos, a localidade foi chamada de Olaria, em função de suas inúmeras indústrias de fabricação de tijolos. No dia 20 de dezembro de 1961, Paulo Lopes tornou-se município.

Em 8 de abril de 1890, o governador Lauro Severiano Muller, criou a freguesia de Paulo Lopes e em 1892 instalou o primeiro Cartório de Paz. Apesar de ter sido registrado com este nome, por força da quantidade de olarias, a localidade foi chamada de Olaria por muitos anos.

O Município foi criado em 21 de dezembro de 1961, pela Lei n. 804, por desmembramento de Palhoça. A instalação do município ocorreu em 30 de dezembro de 1961.

Conhecida também por suas belezas naturais, onde se destaca a Cascata Encantada, localizada no bairro da Tijela.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Série B: Arbitragem para Operário-PR x Avaí, pela 1ª rodada

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou a arbitragem para a partida Operário-Pr x Avaí, válida pela 1ª rodada do Campeonato

17/04/2024

Às vésperas de estrear na Série B, Leão faz treino tático e recebe apoio de torcedor ilustre

Às vésperas de estrear na Série B, o Avaí realizou um treino tático no gramado da Ressacada. Eduardo Barroca liderou