Homenagem a Pinhalzinho

Postado por: André Palma Ribeiro

O Avaí Futebol Clube homenageia no jogo diante do Guarani, nesta quinta-feira (26), o município Pinhalzinho. Os goleiros avaianos estarão vestidos com uma camisa especial em homenagem à cidade situada no Oeste Catarinense.

Pinhalzinho é um município localizado a 670 quilômetros da capital Florianópolis.

Está no centro da microrregião Oeste do Estado de Santa Catarina, situando-se entre dois grandes centros, Chapecó e São Miguel do Oeste. Possui um território de 128,7 Km2 e uma população estimada de 18.284 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

É conhecida como Capital da Amizade.

As cidades próximas são: Modelo, Sul Brasil, Nova Erechim, Saudades, Águas Frias, União do Oeste.

HISTÓRICO

Até 1931, o nome de Pinhalzinho era desconhecido. No local onde hoje está a cidade, só havia mato. Predominavam pequenas matas de “pinheiro”, que deu origem ao nome Pinhalzinho.

Os primeiros moradores, em sua grande maioria, vieram do Rio Grande do Sul. Deslumbrados com a fertilidade da terra, vieram à procura de novas fontes de renda e aos poucos foram divulgando para familiares e conhecidos a oportunidade de trabalho e de desenvolvimento na região.

Assim começou a corrente imigratória trazendo grande leva de colonizadores, advindos dos mais diversos pontos.

Deve-se também o início do povoamento à boa localização geográfica, sendo considerada como coração da Região Oeste Catarinense, devido à sua centralização.

Pinhalzinho, inicialmente era pertencente ao município de Chapecó, cuja jurisdição abrangia todo o Oeste de Santa Catarina. Posteriormente, seu território passou a pertencer ao município de São Carlos – SC, até então centro urbano mais próximo.

Devido a sua centralização, constituía-se como ponto intermediário aos visitantes e, aos poucos, foi tomando impulso, logo sendo elevado à categoria de distrito do município de São Carlos – SC, em 1956.

TURISMO

Pinhalzinho possui condições naturais favoráveis: clima ameno, topografia plana e predomínio da natureza. O município é conhecido pela hospitalidade, de seu povo simples e unido, por isso recebeu o nome de Capital da Amizade.

O município conta com recursos naturais como: rios, cascatas, matas nativas, oferecendo um potencial para o turismo ecológico e de lazer.

Em Pinhalzinho a etnia predominante é de origem alemã e italiana, e seu gentílico Pinhalense.

CARACTERÍSTICAS

Data de fundação – 30 de dezembro de 1961.
Data festiva – Primeiro fim de semana de maio (Rodeio Interestadual), junho (Festa de Santo Antônio), dezembro (Choppfest e aniversário da cidade).
Principais atividades econômicas – A economia de Pinhalzinho distribui-se entre os setores da indústria, agricultura e comércio, predominando o setor industrial.
Conta ainda com serviços de segurança, saúde e educação, todos de boa qualidade, oferecendo aos Pinhalenses, boas condições de vida.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Pinhalzinho, pela lei municipal nº 30, de 12¬05-1956. Desmembrado do distrito de Saudade, subordinado ao município de São Carlos. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Pinhalzinho figura no município de São Carlos.

Elevado à categoria de município com a denominação de Pinhalzinho, pela lei estadual nº 780, de 07-12-1961, desmembrado de São Carlos. Sede no antigo distrito de Pinhalzinho ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 31-12-1961.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VI- 1995. Pela lei municipal nº 1079, de 12-10-1995, é criado o distrito de Linha Machado e anexado ao município de Pinhalzinho. Pela lei municipal 1145, de 09-05-1997, o distrito de Linha Machado passa a denominar-se simplesmente Machado. Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de 2 distritos: Pinhalzinho e Machado. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

camisa pinhalzinho

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Avaí/Kindermann é superado em casa pelo Santos

As Leoas entraram em campo nesta tarde de sábado (20), no Estádio Salézio Kindermann para enfrentar o Santos, em partida

20/04/2024

Avaí leva gol no fim e é superado em Ponta Grossa

Na noite desta sexta-feira (19), o Avaí fez a sua estreia no Campeonato Brasileiro Série B 2024. O Leão da

19/04/2024