Homenagem a Piratuba

Postado por: André Palma Ribeiro

No domingo, dia 24, diante do Juventus, o Leão da Ilha irá estampar na camisa do goleiro Diego a cidade de Piratuba. O município, que completou 64 anos de história no dia 18 de fevereiro deste ano fica na região Oeste de Santa Catarina a 441 km de Florianópolis. A população de Piratuba é de 4.707 habitantes.

A história de Piratuba

Com a construção da Ferrovia São Paulo Rio Grande, ligando o Sul do Brasil às regiões centrais do país, no início do Século XX, instalou-se às margens do Rio do Peixe o primeiro povoado. Eram operários da empresa norte-americana BRAZIL RAILWAY, a grande responsável pela obra da Estrada de Ferro.

O trecho ferroviário cortando o território catarinense ao longo do leito do Rio do Peixe teve suas obras realizadas entre 1907 e 1910. Com a conclusão do traçado a partir de 1913 várias famílias, principalmente de origem alemã e italiana vindas do Vale dos Sinos e Região do Caí – a chamada Colônia Velha Gaúcha – chegaram à Estação Rio do Peixe, dando início ao desenvolvimento da Vila Rio do Peixe, que pertencia ao Município de Campos Novos.

O pequeno vilarejo foi elevado à categoria de distrito em 1923, sendo reconhecido como Município em 1948, Sua instalação com o nome de Piratuba aconteceu em 18 de Fevereiro de 1949. A opção reverencia o mais antigo habitante desta região: O índio Guarani; que em sua língua, o Tupi-Guaraní, a denominação desta simpática cidade se traduz como ABUNDÂNCIA DE PEIXES.

O município que por décadas teve sua economia baseada no transporte ferroviário de cargas, na exploração da madeira e na indústria frigorífica, com a estagnação dos meios acabara por inaugurar um novo período a partir de 1964, com a chegada da PETROBRAS, que, embora não encontrando o “ouro-negro”, descobriu um lençol de águas sulfurosas, numa profundidade de 674 metros, aflorando com a temperatura de 38,6 graus, dando início complexo termal formado pela COMPANHIA HIDROMINERAL DE PIRATUBA, criada em Março de 1975.

Os anos seguintes trouxeram o desenvolvimento do Parque Termal, com a implantação da rede hoteleira levando ao surgimento do Turismo como base principal da economia local. Ao final da década de 90 a construção do complexo energético da Usina Hidrelétrica Machadinho, inaugurada em 2001.

Turismo

Com a descoberta do lençol de águas termais sulfurosas, de ricas propriedades minerais e terapêuticas, logo se desenvolveu um balneário. Um jato de água quente de 30m de altura é a maior atração da Estância Hidromineral de Piratuba, que conta com vários hotéis, infra-estrutura de tratamento e de lazer, piscinas, quadras de esporte e acompanhamento médico, incluindo também tratamentos à base de argila, massoterapia, trilhas ecológicas e espaço para a realização de eventos. Localizada em cenário privilegiado, no Vale do Rio do Peixe, Piratuba oferece ainda a prática de trekking e passeios de barco no lago da usina hidrelétrica de Machadinho.

 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Açaí do Avaí chega ao Hiper Select do Rio Tavares

Na noite do dia 19 de março, aconteceu o lançamento oficial do Açaí do Avaí no mercado Hiper Select, do

24/03/2025

Avaí Campeão Catarinense 2025: Confira a galeria de fotos da premiação

Logo após o apito final de Avaí 1×1 Chapecoense, teve início a comemoração do Avaí pela conquista do título de

24/03/2025