Homenagem a Ponte Alta do Norte

Postado por: André Palma Ribeiro

O Avaí Futebol Clube homenageia no jogo desta terça-feira, diante do Atlético-GO, o município de Ponte Alta do Norte. Os goleiros avaianos estarão vestidos com uma camisa alusiva à cidade que fica na região da Serra Catarinense. Ponte Alta do Norte está a uma altitude de 962 metros. Sua população estimada é de 3.531 habitantes.

Mais sobre Ponte Alta do Norte

Possui uma área de 384,11 km². A rodovia BR 116, na altura dos quilômetros 166 e 168 corta a cidade no sentido Norte-Sul. O clima é temperado, com estações bem definidas. No verão atinge picos de temperatura pouco acima de 30 graus e no inverno às vezes há neve, com temperaturas já registradas de até -8 graus.

A economia do município é baseada principalmente no setor madeireiro, com reflorestamentos de Pinus e fábricas (serrarias) diversas que utilizam esta matéria-prima. Em anos mais recentes tem havido uma tendência de substituir as florestas de Pinus por Eucaliptos. A cidade possui hospital. Conta com um posto de saúde que fornece atendimento à população com médicos de cidades vizinhas. O comércio é equivalente ao tamanho da cidade: conta com diversas lojas de varejo, postos de combustíveis, restaurantes e farmácias.

A formação religiosa da população é principalmente de Católicos, Evangélicos (diversas denominações) e Testemunhas de Jeová.

Há várias escolas municipais de educação infantil e uma escola estadual que oferece ensino até o segundo grau. Ensino Superior é buscado em cidades vizinhas, com auxílio do poder público municipal.

Pontos altos na história da cidade foram a construção da BR 116, ocasião em que um batalhão do exército se instalou no local, e a época de ouro da extração da madeira da Araucária, madeira nobre que dali foi levada para muitas partes do país, inclusive para a construção da capital do país, Brasília. Na época, a cidade ainda era distrito pertencente ao município de Curitibanos.

Depois de extrair as riquezas da região, as serrarias foram sendo desativadas, enquanto os lucros que elas geraram eram investidos em grandes centros, levando o distrito a uma estagnação no desenvolvimento, quadro que só mudaria após a emancipação. Já “município”, a cidade passou a ter mais investimentos do poder público.

camisa ponte alta do norte

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Avaí é superado pelo Brusque em Criciúma

Em partida realizada na tarde deste sábado (24), o Avaí foi superado pelo Brusque, em Criciúma-SC, em disputa válida pela

24/02/2024

Blog da Gestão #12 – Grande Vitória

Olá, Nação Avaiana!  As camisas criadas para celebrar a grandeza da história do Avaí Futebol Clube chegaram! Dou essa notícia

24/02/2024