Homenagem a Quilombo

Postado por: André Palma Ribeiro

A homenagem no jogo deste sábado (27), contra o Boa Esporte-MG, em Florianópolis, vai para o município de Quilombo. Os goleiros avaianos irão vestir uma camisa especial que retratará a cidade da região Oeste Catarinense.

HISTÓRIA DE QUILOMBO
Os primeiros colonizadores, descendentes de alemães, italianos e poloneses, vindos do Rio Grande do Sul, chegaram em 1940.

O local onde está hoje o município de Quilombo já era povoado por um grupo de pessoas que, iludidas por um falso profeta, acreditava estar próximo o fim do mundo e que seriam elas as únicas sobreviventes.

Um soldado do governo, ao encontrar o grupo de fanáticos na mata, às margens do rio Chapecó, afirmou que eles pareciam os sobreviventes do Quilombo dos Palmares – daí o nome da cidade.

ASPECTOS ECONÔMICOS
No início da colonização, a principal fronteira econômica foi o extrativismo vegetal, praticado pelas serrarias espalhadas por toda região.

A principal espécie vegetal era o pinho, extraído do pinheiro- do Paraná. Essa madeira, em forma de tábuas ou toras, era transportada em carroções ou caminhões até as margens do Rio Uruguai.

Lá eram construídas balsas com 700 a 1.200 dúzias de toras e a partir da enchente de São Miguel (30/09) desciam o curso do Rio Uruguai rumo às do Prata (Argentina e Uruguai). Iniciando o desmatamento a região foi entregue a COLONIZADORAS que lotearam as terras e as venderam para filhos de imigrantes italianos (principalmente), que começaram uma nova fronteira econômica: a agricultura.

ASPECTOS GEOGRÁFICOS
Microregião: Microrregião do Oeste de Santa Catarina
Secretaria regional: Quilombo
Área: 279,28 m²
Data de criação: 06/10/1961
Data de instalação: 19/12/1961
Data de comemoração: 06/10
Município de origem: Chapecó
População: Aproximadamente 10.250 mil habitantes

FONTE e outras Informações: www.quilombo.sc.gov.br

camisa quilombo (2)
As camisas podem ser adquiridas no portal www.avaistore.net

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Blog da Gestão #12 – Grande Vitória

Olá, Nação Avaiana!  As camisas criadas para celebrar a grandeza da história do Avaí Futebol Clube chegaram! Dou essa notícia

24/02/2024

Orientações aos sócios participantes da Caravana Com a Raça Toda

Neste sábado (24/02), a Raça Toda vai ao estádio Heriberto Hülse, em Criciúma-SC, para acompanhar a partida Avaí x Brusque,

23/02/2024