Homenagem a Rio das Antas

Postado por: André Palma Ribeiro

O Avaí homenageia nesta sexta-feira (18), no jogo diante da Ponte Preta, o município de Rio das Antes que fica no Meio Oeste do Estado. Os goleiros avaianos estarão vestidos com uma camiseta especial que trará aspectos culturais da cidade. Rio das Antas  integra a Micro Região do Alto Vale do Rio do Peixe, fazendo parte da AMARP – Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe.

Possui uma área de 317 Km², estando situado a 830 metros acima do nível do mar, e a uma distância de 454 km de Florianópolis. Faz limite com os municípios de Videira, Caçador e Fraiburgo.

A história de Rio das Antas

Cortado pelo Rio do Peixe e banhado pelo Rio das Antas, o município de 6.200 habitantes tem sua economia centralizada na agropecuária. A colônia, iniciada no final do século XVIII, recebeu esta denominação devido à grande quantidade de antas existentes no local. A colonização está ligada a construção da estrada de ferro São Paulo – Rio Grande do Sul.

Em 1911 com a colonização, as terras com preços acessíveis atraíram colonos do Vale do Rio Itajaí e do Rio Grande do Sul, estrangeiros ou descendentes de italianos e alemães.

A insegurança gerada pela Guerra do Contestado, que registrou embates entre sertanejos e colonos nas imediações, fez com que muitos proprietários abandonassem suas terras. A partir de 1918 ocorreu um repovoamento.

Através da Lei número 348, foi instalado no dia 27 de julho de 1958, o município de Rio das Antas.

No distrito de Ipoméia foi a primeira localidade do Brasil a ter fixada a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias originária dos Estados Unidos, conhecidos como Mórmons.

Entre suas atrações turísticas, se destacam as inúmeras belezas naturais, com inúmeras quedas d’água, extenso trecho de rio propício para a prática de esportes naúticos como jet-sky, rico acervo cultural e religioso, marcos da guerra do contestado, o paraíso das aves, o portal da cidade e portal chaleira da ervateira Mazzuti, entre outras.

O município possui nove vereadores e tem no comando do poder executivo em sua segunda legislatura o prefeito municipal Alcir José Bodanese e seu vice Ingo Weiss.

 

 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Orientações aos sócios participantes da Caravana Com a Raça Toda

Neste sábado (24/02), a Raça Toda vai ao estádio Heriberto Hülse, em Criciúma-SC, para acompanhar a partida Avaí x Brusque,

23/02/2024

Relação de mascotes mirins sorteados para Avaí x Brusque-SC

O Avaí Futebol Clube informa a relação de inscritos sorteados e as orientações para o cerimonial de entrada dos Mascotes

23/02/2024