A homenagem do Avaí neste final de semana, no jogo diante do Coritiba, em Curitiba, será para o município de Rio do Oeste. Os goleiros avaianos estarão vestidos com uma camisa especial que reverencia a cidade.
Rio do Oeste está situado no Alto Vale do Itajaí, na microrregião de Rio do Sul, a uma distância de 245Km de Florianópolis.
Sua população está estimada em 6.795 habitantes (Censo 2007/IBGE). A colonização é Italiana. Sua criação foi em 23 de junho de 1958.
Os municípios vizinhos são Laurentino, Rio do Sul, Pouso Redondo, Lontras, Agronômica, Trombudo Central, Taió e Rio do Campo.
HISTÓRIA DE RIO DO OESTE
Por volta de 1912 a região onde hoje está localizada Rio do Oeste era denominada de Barra das Pontas, por estar na confluência do rio das Pombas com o rio do Oeste, razão do primitivo nome, Barra das Pombas.
No final da década de 1920, a então “freguesia de Barra das Pombas” recebia o nome de “Villa Adolfo Konder”, conforme documento de 27 de Agosto de 1927, que registra a visita do Governador Adolfo Konder a “Barra das Pombas e Taió”.
Pouco tempo durou a denominação de Villa Adolfo Konder, pois logo após a Revolução de 1930, este núcleo passou a chamar-se Rio do Oeste.
Por ocasião da nova divisão administrativa e judiciária do Estado, consequente a sanção da Lei Estadual n.º 247, de 30 de Dezembro de 1948, a antiga “freguesia de
Barra das Pombas” recebeu oficialmente o nome de Rio do Oeste.